Não, não é impressão sua. Assim que chega o outono e o inverno, o cabelo tende a cair e a acumular-se no chão. O problema tão comum não tem propriamente uma solução mágica, embora haja formas de o atenuar.
O segredo pode estar na alimentação, garante à NiT a nutricionista Sónia Marcelo e autora do blogue “Dicas de Uma Dietista“. A luta pode ser travada no prato, com recurso a uma combinação certeira de ingredientes.
“É muito natural que, nesta altura do ano, caia mais cabelo. Tal como as folhas das árvores caem para que depois ocorra a sua renovação, ocorre o mesmo com os fios capilares”, explica, antes de desenvolver a estratégia mais eficaz.
Desde logo, é necessário fazer alguns ajustes na rotina diária. A hidratação é essencial e portanto deve certificar-se de que bebe muita água durante o dia. O sono é também ele importantíssimo: nunca menos de sete a oito horas por noite.
Na cozinha, deve ter atenção a determinadas vitaminas, minerais e nutrientes que vão ajudar a fortalecer o cabelo e a torná-lo mais saudável. É o caso das vitaminas A, C, E e do complexo B (B5, B9 e B12). Devemos também privilegiar alimentos ricos em magnésio, ferro, zinco, selénio e aminoácidos essenciais – metionina, lisina e cisteína.
“Estas são as principais vitaminas e minerais ligadas à saúde capilar (e também da pele e das unhas)”, frisa a nutricionista.
E onde se encontram todas estas coisas boas para o cabelo? Carregue na galeria para conhecer alguns dos alimentos nos quais deve apostar para fortalecer o cabelo e evitar a queda.