Alimentação Saudável

Um Rancho à Portuguesa vegan para acabar com aquelas saudades dos pratos familiares

Não há frango ou chouriço, mas o sabor continua maravilhoso. No fundo, é uma versão mais saudável da receita tradicional.
Esta é uma versão vegan do prato típico português,

Um verdadeiro transmontano pode começar por olhar desconfiado para esta receita de Rancho à Portuguesa que não leva uma única peça de carne. No entanto, esta versão vegan é para todos aqueles que adoram o prato típico português, mas que preferem fazer uma alimentação sem produtos de origem animal. E a verdade é que, com as adaptações de receitas tradicionais, não têm de abdicar dos pratos que gostam e dos sabores tão familiares a todos nós.

O Racho à Portuguesa, na sua versão tradicional, é um prato servido sobretudo no inverno, assim como as Papas de Sarrabulho ou os Cozidos à Portuguesa. São receitas ricas em proteínas, hidratos de carbono e fibras.

Já existia uma versão vegetariana, com enchidos de soja, mas Vânia Ribeiro, autora do blogue “Made by Choices”, quis ir mais longe e tornar esta receita tradicional ainda mais saudável. Retirou o enchido de soja e substituiu-o por pimentos.

Nesta receita vai dizer adeus ao toucinho, farinheira, chouriço e todas as restantes carnes. Os substitutos são, claro, o tofu e os legumes.  

Do que precisa

— 2 colheres de sopa Azeite

— 2 folhas de louro

— 1 cebola cortada em rodelas

— 2 dentes de alho picados

— 2 cenouras cortadas em rodelas

— 1/2 pimento vermelho cortado em tiras

— 400 gramas molho de tomate caseiro ou polpa

— 600 a 800 mililitros de água

— 250 gramas massa penne integral (pode ser sem glúten)

— 400 gramas de grão de bico cozido

— 300 gramas de tofu (firme) cortado em cubos

— 4 a 5 folhas de couve cortadas em tiras

— 1 colher sobremesa pimentão doce em pó

— 1 colher sobremesa orégãos

Pimenta preta a gosto

Noz moscada a gosto

sal marinho pitada (q.b)

Do que precisa

Num tacho só precisa de juntar o azeite e deixar aquecer ligeiramente. Junte a cebola e deixe refogar por um a dois minutos. Juntar os dentes de alho e as folhas de louro. Envolver bem. Deixar cozinhar por um a dois minutos. Juntar as cenouras e os pimentos. Cozinhe por dois a três minutos em lume medio alto. Juntar o molho de tomate e a água. Deixar ferver e cozinhar por cinco a dez minutos.

Adicione os temperos e a massa. Deixe cozinhar por cinco minutos, em lume medio baixo. Juntar o tofu, o grão e as couves. Continue a cozinhar por mais cinco minutos. Retificar os temperos e sirva com orégãos.

Se é fã de receitas típicas portuguesas mas segue uma alimentação vegana, carregue na galeria para conhecer cinco pratos tradicionais que vai querer experimentar.

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