Alimentação Saudável

Os croquetes saudáveis (e saborosos) que se preparam em menos de 10 minutos

Além de rápida, esta receita ajuda a reaproveitar os desperdícios alimentares.
Croquetes rápidos e saborosos.

Quem é que não gosta de croquetes? Pequenos, reconfortantes e saborosos, são a opção para qualquer festa ou ocasião. Podem ser aperitivo, snack ou uma refeição completa — sobretudo se emparelhados com um caldoso arroz de tomate.

A invenção holandesa do século XX rapidamente se tornou num dos salgados prediletos dos portugueses. Cada um tem a sua maneira de o fazer. Em Espanha, por exemplo, as croquetas dependem de uma combinação cremosa que preenche o interior do salgado. Por cá, a carne vermelha moída, normalmente de sobras, é enriquecida e depois panada e frita.

Só que entre esta e outras opções, falamos mais de sabor do que de saúde. E é aqui que entra a receita da nutricionista Lilian Barros. Desde logo porque ajuda a reaproveitar as sobras — segundo o site Recicla, são desperdiçados 88 milhões de alimentos. Em Portugal, estima-se que sejam descartados cerca de 1 milhão e 800 toneladas de alimentos todos os anos.

Com esta sugestão fácil, vai contribuir parar tentar diminuir este valor. Além de ajudar o ambiente, a proposta destaca-se ainda por ter poucos ingredientes e não demorar mais de 10 minutos a ser preparada. E, claro, adotar matérias-primas menos calóricas e mais amigas da saúde. Tome nota.

Do que precisa

— 500 gramas de peru (sobras)
— 1 cebola
— 2 cenouras
— 3/4 de chávena de aveia
— 2 unidades de ovos
— farinha de aveia para moldar
— q.b. de tomilho
— fio de azeite

Como se faz

Antes de sujar as mãos, pré-aqueça o forno a 180 graus. Numa liquidificadora coloque a carne, a cebola, as sementes, a aveia, o tomilho e um fio de azeite. Triture. De seguida, junte os ovos e mexa.

Com a ajuda da farinha de aveia, molde até ficar com o formato desejado. No final passe o preparado pela farinha de aveia. Num tabuleiro previamente forrado com papel vegetal, coloque os croquetes e leve ao forno. Pode tirar quando estiveram tostados.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT