Alimentação Saudável

Vai adorar o molho secreto desta lasanha vegan super nutritiva

Cebola, cenoura, curgete, pimento vermelho, molho de tomate e tofu são alguns dos ingredientes de que vai precisar.
Vai querer repetir.

As refeições para grandes grupos podem ser complicadas, sobretudo para quem fica encarregue de preparar a comida, uma vez que precisa estar atento aos gostos e regimes alimentares de cada convidado para que todos fiquem satisfeitos.

Se a lasanha parece ser uma opção segura, pois costuma agradar à maioria, há quer ter cuidado para não pôr dietas em risco ou desagradar aos que optam por deixar a carne e o peixe fora do prato. Para ambos os casos, a receita de lasanha vegan de Ana Rita Nunes, mais conhecida como Anita Healthy nas redes sociais, é uma boa alternativa.

“Além de super nutritiva, é muito saborosa e tem um molho secreto que vai adorar”, garante Nunes, que em 2021 lançou o livro “Nutrir o Corpo com Amor”.

Acrescenta que a criação é, “inegavelmente”, uma das melhores que já comeu, “não só pelo recheio de legumes cheios de sabor como também pelo molho cremoso que envolve a lasanha. Por fim, o crocante do queijo gratinado dá-lhe o twist perfeito”. Dica: não se esqueça de adicionar queijo ralado entre as camadas.

Duvidamos mas, se sobrar, pode conservar a iguaria “no frigorífico até três ou quatro dias, ou no congelador até um mês”, sempre num recipiente hermético. Para aquecer, o microondas é uma opção.

Caso queira garantir que o próximo jantar ou almoço em família ou com amigos não lhe causa demasiado stress, prepare a lasanha antecipadamente e, um pouco antes de se sentarem à mesa, só tem de a colocar no forno.

Do que precisa

— placas de lasanha pré-cozinhadas

— 1 cebola

— 2 cenouras

— 1 curgete

— meio pimento vermelho

— 200 gramas de queijo ralado vegan

— 1 frasco de molho de tomate

— azeite q.b

— sal q.b

Creme de tofu

— 400 gramas tofu

— 100 ml bebida vegetal

— 1 molho de espinafres

— 2 colheres de sopa de levedura nutricional (opcional)

— sal e pimenta

Como se faz

Comece por refogar a cebola com um pouco de azeite. Acrescente a cenoura e o pimento cortados em cubos pequenos e deixe cozinhar cerca de 10 minutos. Para a cenoura cozer melhor, pode adicionar umas colheres de água.

Junte a curgete e três colheres de sopa de molho de tomate e cozinhe por oito minutos em lume brando. Durante esse tempo, prepare o creme de tofu: com um processador de alimentos ou varinha mágica, misture todos os ingredientes até ficar bem cremoso.

É hora de compor a travessa que vai levar ao forno pré-aquecido a 180º C durante 40 minutos — mais cinco na função grill para derreter o queijo. Primeiro, um pouco de molho de tomate; depois, as placas de lasanha; por cima, o creme de tofu; e em seguida, os legumes e um pouco de queijo ralado.

Carregue na galeria para descobrir 13 refeições saudáveis e fáceis de preparar com menos de sete ingredientes.

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