Alimentação Saudável

Vai querer mesmo provar estas incríveis bolachas de canela

Saborosas e saudáveis, uma combinação certeira.
Para trincar a qualquer hora do dia.

É bem antiga, a ligação de Portugal à canela. Remonta ainda aos séculos em que navegadores se aventuraram por mares nunca dantes navegados. Foi em 1536 que os portugueses conquistaram o Ceilão, no atual Sri Lanka, com o intuito de tomar conta do negócio da canela. Pouco mais de um século depois, a chegada dos holandeses estragou ou negócio aos portugueses mas o gostinho pela canela ficou. E ainda bem.

A NiT já destacou os benefícios da canela para o organismo, que vão desde ajudar a emagrecer às suas propriedades anti-inflamatórias. Além do mais, é uma especiaria bem saborosa. Daí que seja um ingrediente importante em muitas receitas que são saudáveis e não sacrificam em nada o pequeno prazer por algo doce.

É o caso destas receita de bolachas de canela que nos chega através do blogue “Dicas de uma Dietista”, da nutricionista Sónia Marcelo, mas curiosamente não é da própria mas de uma paciente sua, que tem andado a adaptar algumas receitas bem conhecidas para versões mais saudáveis. “Estou super orgulhosa”, escreve a nutricionista.

Vai querer provar.

Do que precisa

— 110gr de farinha de amêndoa

— 25gr de eritrinol

— 25gr de manteiga à temperatura ambiente

— Uma gota de extrato de baunilha

— Uma colher de chá de canela

— ½ ovo

— ½ colher de chá de fermento em pó

— Sal q.b (se a mantega seja sem sal)

Como se faz

Pré-aqueça o forno a 180º e forre o tabuleiro com papel manteiga. Numa taça, misture a farinha de amêndoa, a manteiga, ovo, eritrinol, extrato de baunilha e canela. Misture tudo bem até ficar homogéneo para poder moldar. Com as mãos, forme bolas médias com a massa e coloque-as no tabuleiro, pressionando-as duas vezes com um garfo, em forma de cruz. Finalmente, deixe as bolachas cerca de 15 a 20 minutos no forno até ficarem douradas à volta. Depois é só retirá-las, deixar arrefecer e provar. Bom proveito.

Foi precisamente a canela que chamou a sua atenção? Está com sorte, carregue na galeria e descubra outras 10 receitas saudáveis e deliciosas com canela, perfeitas para experimentar em casa.

 

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

NiTfm
Novos talentos

AGENDA NiT