É bem antiga, a ligação de Portugal à canela. Remonta ainda aos séculos em que navegadores se aventuraram por mares nunca dantes navegados. Foi em 1536 que os portugueses conquistaram o Ceilão, no atual Sri Lanka, com o intuito de tomar conta do negócio da canela. Pouco mais de um século depois, a chegada dos holandeses estragou ou negócio aos portugueses mas o gostinho pela canela ficou. E ainda bem.
A NiT já destacou os benefícios da canela para o organismo, que vão desde ajudar a emagrecer às suas propriedades anti-inflamatórias. Além do mais, é uma especiaria bem saborosa. Daí que seja um ingrediente importante em muitas receitas que são saudáveis e não sacrificam em nada o pequeno prazer por algo doce.
É o caso destas receita de bolachas de canela que nos chega através do blogue “Dicas de uma Dietista”, da nutricionista Sónia Marcelo, mas curiosamente não é da própria mas de uma paciente sua, que tem andado a adaptar algumas receitas bem conhecidas para versões mais saudáveis. “Estou super orgulhosa”, escreve a nutricionista.

Do que precisa
— 110gr de farinha de amêndoa
— 25gr de eritrinol
— 25gr de manteiga à temperatura ambiente
— Uma gota de extrato de baunilha
— Uma colher de chá de canela
— ½ ovo
— ½ colher de chá de fermento em pó
— Sal q.b (se a mantega seja sem sal)
Como se faz
Pré-aqueça o forno a 180º e forre o tabuleiro com papel manteiga. Numa taça, misture a farinha de amêndoa, a manteiga, ovo, eritrinol, extrato de baunilha e canela. Misture tudo bem até ficar homogéneo para poder moldar. Com as mãos, forme bolas médias com a massa e coloque-as no tabuleiro, pressionando-as duas vezes com um garfo, em forma de cruz. Finalmente, deixe as bolachas cerca de 15 a 20 minutos no forno até ficarem douradas à volta. Depois é só retirá-las, deixar arrefecer e provar. Bom proveito.
Foi precisamente a canela que chamou a sua atenção? Está com sorte, carregue na galeria e descubra outras 10 receitas saudáveis e deliciosas com canela, perfeitas para experimentar em casa.