Alimentação Saudável

Verdade ou mito: a água de coco ajuda mesmo a emagrecer?

Embora seja super famosa no Brasil, ela também já faz parte da dieta de muitos portugueses. Mas será mesmo eficaz?

Entre ser vista como uma excelente fonte de hidratação a um incrível antioxidante, motivos não faltam para a água de coco se ter tornado popular em Portugal. Contudo, há uma razão mais forte do que todas as outras: ajudar a emagrecer. Pelo menos, é o que se pensa. Mas será mesmo assim?

A água de coco por si só não emagrece, mas ajuda. “Como tem um teor de fibras elevado e um teor de gorduras baixo, esta água é pouco calórica e muito saciante, fazendo com que não tenha fome tão cedo”, explica à NiT a nutricionista Mafalda Rodrigues de Almeida.

Ou seja, pode inseri-la estrategicamente na alimentação naquelas horas em que sabe que a fome aparece.

De acordo com a autora do blogue “Loveat“, esta bebida também ajuda a digerir. Os tais valores elevados de fibra podem ser úteis a aliviar o desconforto gastrointestinal. E como é rica em minerais, ajuda a acalmar o estômago em digestões mais complicadas.

Mas há mais benefícios

Já percebemos que pode (e deve) incluir a água de coco na dieta, se o objetivo for perder peso. Mas este não é o único benefício que consegue com o seu consumo. Não se esqueça que pode ser uma ótima solução de hidratação.

“A água de coco é excelente para quem pratica exercício físico durante mais de uma hora. já que hidrata e repõe os minerais perdidos no suor — sobretudo o potássio, que é tão importante para o relaxamento muscular e para evitar cãibras. Além disso, pode substituir a água que juntamos aos sumos e batidos acrescentando-lhes muito mais valor nutricional”, sugere a especialista.

Isto também vai ajudar a manter a saúde da pele, se ingerir 1,5 a dois litros de líquidos por dia. Porquê? Porque uma má hidratação da pele faz com que surja o aparecimento de celulite, descamação, sensação de secura e rugas precoces.

Verdade ou mito: a água de coco ajuda mesmo a emagrecer?

Outro ponto positivo é que esta bebida pode ajudar quem sofre de tensão arterial alta, bem como para quem a tem sempre muito baixa. A água de coco é um bom aliado para equilibrar os electrólitos no sangue e controlar estes níveis. Beber um copo desta água logo ao pequeno almoço pode prevenir as oscilações da tensão ao longo do dia.

E, por fim, saiba que ela também é útil quando se quer ultrapassar uma ressaca. É que o seu teor de minerais ajuda o corpo a recuperar dos excessos e a aliviar a dor.

A água de coco está à venda em Portugal?

Sim, já um pouco por todo o lado. O ideal é optar pelas versões biológicas. No Continente, encontra uma opção a 2,65€ (500 mililitros) e no Jumbo, a 3,77€ (500 mililitros).

Se preferir comprar a fruta e beber diretamente do coco, tenha a certeza de que escolhe o melhor do supermercado. Abanar o coco perto do ouvido e ouvir a água lá dentro é um dos maiores truques para trazer uma boa peça de fruta para casa. Evite os que têm a casca com manchas ou rachas e tenha a certeza de que bebe a água assim que abrir o coco, de forma a evitar a acidez.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

NiTfm

AGENDA NiT