Ginásios e outdoor

Aos 62 anos, Ralph Fiennes mudou totalmente o corpo para viver Ulisses no cinema

O ator contou como foi o processo de transformação física para participar no filme "O Retorno". A obra chega a Portugal esta semana, 17 de abril.
Ficou sem gordura corporal.

Por muito avançados que os efeitos especiais e a Inteligência Artificial ao serviço do cinema já estejam, há imagens que não conseguem substituir ou criar de forma totalmente realista o que se pretende. Por isso, quando o ator Ralph Fiennes aceitou a proposta para interpretar o papel de Ulisses no filme “O Retorno”, sabia que teria de passar por uma transformação física.

O ator, atualmente com 62 anos, alterou o corpo de forma drástica, num processo que durou cerca de sete meses e meio. O resultado poderá ser visto a partir desta quinta-feira, 17 de abril, data em que a obra estreia nos cinemas portugueses. 

Fiennes assumiu um regime alimentar rigoroso e uma rotina de treinos que exigiu uma enorme disciplina. Ao jornal “The Guardian”, o ator revelou alguns pormenores desta jornada. Explicou ter trabalhado com o personal trainer Dan Avasilcai antes das filmagens, para conseguir um visual “musculado mas rijo”, avança a publicação.

No filme realizado por Uberto Pasolini, que estreou nos EUA em dezembro de 2024, Ralph Fiennes dá vida ao protagonista, que retorna a Ítaca, ilha grega onde vivia, passados 20 anos, onde encontra a mulher e filho em risco de vida. Para salvá-los, tem de lidar com as feridas emocionais e físicas que ganhou ao longo das décadas enquanto lutava na guerra de Tróia. 

“Uberto foi muito claro. Ele não queria que eu tivesse um corpo de ginásio volumoso”, esclareceu Fiennes. Ao treinador de Ralph, o realizador pediu que o ator se parecesse apenas com “um bocado de corda velha”.

À “Bleeker Films”, o ator admitiu a mesma vontade de Pasolini relativamente ao seu físico. “Tenho 60 anos, então não é um corpo novo. Disse que queria parecer enxuto como um bocado de corda velha”.

Muito diferente da imagem que imortalizou como Lord Voldemort na saga “Harry Potter”, e das personagens que interpretou em “O Paciente Inglês”, “O Menu” ou “O Conclave”, para viver Ulisses, Ralph Fiennes adotou um regime alimentar mais restrito e intenso nos dois meses e meio que antecederam as filmagens.

Está enxuto, como prometido.

Foi este processo que lhe tonificou o corpo, tal como o público pode agora ver no cinema. O britânico chegou mesmo a dizer que o treinador o “pôs numa dieta muito dura”. Passou a dar prioridade a refeições ricas em proteína, hidratos de carbono complexos e vegetais. Além disso, não pôde comer pão, sobremesas ou beber álcool. Esta combinação fez com que perdesse “praticamente toda a gordura que tinha no corpo”.

O treino, por seu lado, incluiu musculação e exercícios de cardio, sobretudo na forma de corrida, para reduzir ao máximo a gordura corporal. Apesar da dedicação, Uberto Pasolini admitiu ter sentido algumas reservas quanto à eficácia das mudanças para alcançar o visual desejado para o protagonista, devido à idade e metabolismo de Fiennes. 

“No início, confesso, tive suspeitas de que haveria um limite para aquilo que a ingestão de proteína e exercício poderiam fazer para conseguirmos um corpo que parecesse trabalhado em vez de um corpo que estivesse consumido, um corpo vivido. Não há ginásios na Grécia antiga”, afirmou o realizador.

Juliette Binoche, que incorpora a mulher de Ulisses na produção, expressou à “Bekker Films” a sua admiração pelo compromisso de Fiennes. “Por vezes passava com o meu carro e via o Ralph a correr as subidas nas colinas, debaixo do sol, e tudo o que dizia era ‘uau'”.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT