A ideia de que a batata engorda é um dos maiores mitos da nutrição. Rica em vitamina C e fonte de várias vitaminas do complexo B, não só não engorda, como tem “inúmeros benefícios para a saúde”, explica a nutricionista Barbara Almeida Araújo, autora do projeto “Manias de uma Dietista”. Saudável, versátil e barata é uma das melhores sugestões para incluir nas suas receitas.
Com mais vitamina C que o tomate e mais potássio que a banana é na casca que encontramos a maior parte dos nutrientes da batata. “Daí que seja sempre nutricionalmente mais interessante optar por receitas que favorecem o seu consumo. É o caso das típicas batatas assadas a murro ou das chips no forno com casca”, diz a especialista em nutrição.”É um alimento altamente nutritivo, pobre em açúcar e gordura saturada e rico e vitaminas”, acrescenta.
“A batata contém antioxidantes que reduzem o risco de doenças crónicas e é uma fonte de várias vitaminas do complexo B, que ajudam a reforçar as defesas do organismo”. Já o seu amido resistente — um tipo de carbohidrato que não é absorvido pelo organismo — “ajuda a controlar os níveis de açúcar no sangue e melhora a saúde do intestino, prevenindo situações como infeção intestinal, diarreia ou prisão de ventre”, revela a nutricionista.
Na gastronomia tipicamente portuguesa, abundam as receitas com este tubérculo. Em sopas, empadão, puré, fritas, assadas ou à murro, existem muitas formas de a consumir. Desde os pratos mais tradicionais, aos mais saudáveis. Agora, além de todas as formas que já conhecemos de a consumir, surgiu uma nova: numa bebida vegetal. A marca sueca DUG lançou esta novidade que tem vindo a agitar as redes sociais, em três sabores: original, sem açúcar e barista, recomendado para bebidas quentes. Já começou a distribuir este “leite de batata” na Europa e não tarda deve chegar a Portugal.
Como fazer uma versão caseira
Esta bebida vegetal pode ser facilmente preparada por si. Primeiro, precisa demolhar as batatas com casca durante algum tempo (nunca menos de 12 horas). Depois de coada esta água, coza as batatas com ela. Volte a coar a água da cozedura. Coloque as batatas numa liquidificadora e acrescente cerca de um litro da água que acabou de coar. A seguir, é só triturar tudo, voltar a coar de novo com um coador de rede e guardar a bebida num frasco.
A bebida vegetal de batata é o mais amiga do ambiente. De acordo com a marca sueca, “a cultura da batata ocupa cerca de metade do terreno utilizado no cultivo da aveia, e utiliza 56 vezes menos água do que a produção de amêndoas”.
Se quer eliminar o açúcar do sangue de forma natural e saudável, carregue na galeria e conheça algumas receita práticas com várias qualidades de batata, para desfrutar dos seus benefícios de forma deliciosa.