Alimentação Saudável

Empadão de batata doce para comer durante a dieta (sem culpa)

Não vai querer comer outra coisa ao almoço. Tome nota de tudo o que vai precisar.

Uma delícia.

É um hidrato de carbono com bastante teor de fibra e que permite manter os níveis de saciedade. Consegue adivinhar de que alimento estamos a falar? Temos mais uma pista: fazer cortes radicais pode refletir-se no seu humor. É que não consumir hidratos de carbono cria desregulações do açúcar no sangue, tendo tendência a sentir-se mais cansado e irritado. Para que isso não aconteça, use e abuse da batata doce.

Para tirar benefícios deste alimento, pode preparar um empadão de batata doce. Só tem de preparar a carne de peru à bolonhesa e, depois, o puré. No final, é só misturar tudo.

A receita da nutricionista Maria Gama, autora do blogue “Põe-te na Linha“, é simples e ideal para incluir na dieta, já que a pode comer sem culpa.

Do que precisa

Para a carne à bolonhesa
— Carne de peru;
— 150 gramas de cogumelos frescos;
— Quatro tomates maduros;
— Oito dentes de alho;
— Uma cebola grande;
— Duas colheres de sopa de azeite;
— Vinho (a gosto).
Para o puré de batata doce
— 650 gramas de batata doce cozida sem casca;
— 150 mililitros de bebida vegetal.

Como se faz

Para a carne, comece por partir os alhos e a cebola em pedaços e coloque no tacho com o azeite e o vinho. Deixe cozinhar durante cerca de cinco minutos. Junte os cogumelos e deixe cozinhar até ficarem alourados. Coloque a carne de peru, o tomate maduro triturado e mais um pouco de vinho, deixando cozinhar até estar pronto.

De seguida, para o puré, basta colocar a batata doce no processador de alimentos e triturar até obter uma mistura homogénea.

Depois de tudo estar pronto, é só pegar num pirex, fazer uma camada da carne à bolonhesa e, de seguida, colocar o puré por cima até cobrir todo o pirex. Por fim, bate um ovo e pincela todo o puré, levando ao forno cerca de 30 minutos a 180 graus.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT