Alimentação Saudável

Esta tarte de chocolate é saudável e não precisa de ir ao forno

Um doce sem açúcar refinado, apenas com açúcar natural, chocolate negro, sem farinha e que não precisa de forno. Sim, isto existe.

Ficámos sem palavras.

Chocolate, o eterno e viciante doce que sabe tão bem mas destrói qualquer dieta. Para dizer a verdade, somos nós que a destruímos. Mas sejamos sinceros: a nossa vida não é a mesma sem ele. Por isso, se não conseguimos resistir-lhe ao menos que tornemos as coisas menos calóricas.

Esta vai ser a melhor notícia do seu dia: temos um doce sem açúcar refinado, apenas com açúcar natural, chocolate negro, sem farinha e que não precisa de ir ao forno. Além disso, é uma ótima opção para os dias quentes.

Esta receita vegan e que pode fazer parte de uma alimentação paleo, sugerida pela nutricionista Bárbara de Almeida Araújo, autora do blogue “Manias de Uma Dietista“, tem um recheio intenso com uma textura que parece uma espécie de ganache sobre uma base de amêndoas e com sabor a chocolate. Parece-lhe bem? Então, tome nota da receita.

Ingredientes:

Base
— Oito tâmaras Medjool;
— 140 gramas de amêndoas;
— 30 gramas de chocolate negro com mais de 70 por cento de cacau;
— Uma colher de sopa de óleo de coco derretido;
— Uma pitada de sal.
Recheio
— 290 gramas de creme de coco;
— 100 gramas de chocolate negro com mais de 70 por cento de cacau;
— Oito tâmaras Medjool;
— 50 gramas de óleo de coco;
— Uma colher de chá de extrato de baunilha.
Topping
— Frutos vermelhos a gosto.

Modo de preparação:

Comece por demolhar as tâmaras em água quente para amolecerem. Para a base, coloque as tâmaras e as amêndoas no processador, e triture. Adicione o óleo de coco derretido juntamente com o chocolate derretido e a pitada de sal. Triture novamente. Depois, espalhe a mistura numa tarteira e pressione bem contra o fundo e os lados.

Para o recheio, aqueça o creme de coco, o óleo de coco e o chocolate, até derreterem. Colocar no processador as restantes tâmaras, a mistura anterior e o extrato de baunilha. Triture até formar uma mistura homogénea. De seguida, coloque o recheio sobre a base e leve ao frigorífico durante, pelo menos, duas horas.

Antes de servir decore com frutos vermelhos a gosto.

Pode fazer numa base redonda ou retangular, como preferir.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

Novos talentos

AGENDA NiT