O Padel4move abriu em janeiro de 2021, mas o anúncio de um novo confinamento, devido à pandemia da Covid-19, só permitiu que funcionasse durante uma semana. Em abril do mesmo ano, as indicações deixaram de ser tão restritas e o clube de padel, localizado no Hotel Paraíso, em Albufeira, retomou atividade. Quatro anos depois, há uma novidade no espaço que tem suscitado curiosidade: um campo cor-de-rosa.
“Não existe mais nenhum em Portugal”, garante Ricardo Maia, um dos fundadores do clube. A ideia surgiu por vários motivos. Desde a fundação que “o clube está ligado a causas”, começa por explicar à NiT. Ricardo garante que é importante para que o espaço seja interventivo na comunidade.
“A mãe do meu irmão mais novo faleceu de cancro da mama”, conta. Isso fez com que ficasse sensibilizado para as dificuldades que enfrentam todas as pessoas que vivem com a doença. Quando uma cliente sugeriu fazerem um campo todo cor-de-rosa, Ricardo Maia não teve dúvidas: “Isso é uma excelente ideia”, pensou. O espaço começou a ser utilizado em maio.
Seguindo a motivação inicial, os responsáveis decidiram contactar a Associação Oncológica do Algarve (AOA), com o objetivo de perceber se haveria interesse em organizar um torneio solidário, no âmbito do “Outubro Rosa”, em que os fundos revertiam para a associação. Depois de alguns membros da AOA visitarem o clube, “disseram logo que sim”.
Desta forma, o clube está a preparar um torneio em para outubro, o mês da prevenção do cancro da mama. Até lá, o campo já está aberto e pode ser utilizado. Os membros do clube “têm adorado, principalmente as crianças e o público feminino”. Há até quem tente marcar sempre os jogos para aquele campo, que é coberto.

Ricardo Maia não tem dúvida que este espaço pode mesmo chamar novos membros e dar visibilidade ao torneio que vai organizar em outubro — esse é o objetivo maior, porque quanto mais pessoas passarem por ali, mais quantia irá reverter para a AOA.
Esta não é a primeira vez que o clube se associa a causas nobres. Em todos as provas, há “um ou dois cãezinhos para adotar”, devido a uma parceria com a associação Pata Ativa. Há também um mealheiro e “em torneios maiores é possível angariar uma quantia considerável para reverter para a associação”.
Trabalham também com a Associação de Apoio à Pessoa Excepcional do Algarve (APEXA). “Facultamos o clube de forma gratuita” para que os alguns miúdos acompanhados pela associação possam praticar a modalidade, explica.
Ruben Casimiro, Ricardo Maia (personal trainer e fundador do R’active Fitness Studio) e Tiago Silva (futebolista profissional do Vitória SC), todos de 31 anos, investiram 80 mil euros na construção deste clube, que conta três campos panorâmicos World Padel Tour, preparados para nível profissional.
O espaço tem cerca de 900 metros quadrados, tem sete campos e inclui uma loja, um bar e um “pequeno ginásio”. Por uma hora e meia de jogo — o tempo “normal” de um jogo de padel — o valor a pagar é de 40€ (10 por pessoa), ao qual acrescem três euros se o jogador precisar de raquete.
As reservas são feitas através da aplicação TieSports. É possível adquirir também aulas individuais ou em grupo. O preço começa nos 60€ por hora e podem ser marcadas através do site do clube.