A expressão “Mente saudável em corpo saudável” é uma tradução do latim “Mens sana in corpore sano”, que tem raízes na obra de Juvenal. Com este verso, o poeta romano sublinha a importância da saúde mental e física para manter o equilíbrio.
Esta necessidade de harmonia entre o corpo e a mente permeou diversas correntes filosóficas ao longo da história e continua a ser evocada, sobretudo para incentivar a prática de desportiva. Independentemente da estação do ano, dedicar, pelo menos, 30 minutos diários ao exercício físico é fundamental para manter o equilíbrio físico e psicológico.
No inverno, os ginásios são frequentemente escolhidos por quem procura escapar ao frio e à chuva. Por outro lado, muitos recusam trocar as caminhadas ao ar livre por treinos indoor. Se integra entre este segundo grupo, a NiT preparou uma seleção de 11 trilhos que se realizam até ao início da primavera, para continuar a descobrir os vários recantos de Portugal enquanto perde calorias.
Um dos percursos é ideal para os amantes da neve e decorre na Serra da Estrela, no dia 25 de janeiro. A partida está marcada para as 10 horas, junto ao parque das pistas de esqui, seguindo em direção ao Cântaro Magro antes de iniciar a subida rumo à Torre.
Ao alcançar o ponto mais alto do território continental, a rota prossegue em direção à Penha dos Abutres, Lagoas do Covão das Quelhas e Serrano, até regressar ao ponto de partida. Esta prova tem uma extensão de 10 quilómetros e apresenta um elevado grau de exigência, pelo que é importante que se certifique de que está fisicamente preparado para a concluir.
A inscrição deve ser feita online e custa 15€. Para aqueles que preferem percursos mais acessíveis, existem várias opções tanto no litoral como no interior do País.
Carregue na galeria para conhecer as outras 10 caminhadas para fazer até ao início da primavera.