Ginásios e outdoor

11 ginásios em Lisboa onde pode treinar (sempre) com acompanhamento e sem confusão

São pensados para nos fazerem sentir especiais. As sessões são sempre personalizadas aos objetivos de cada um.
Foto: Tonus Gym.

Nos últimos meses temos assistido a uma nova tendência no mundo do fitness. Os estúdios de treino personalizado estão a ganhar terreno face à expansão em massa das grandes cadeias de ginásios. E não parece tratar-se de mais uma moda passageira: o ritmo alucinante a que surgem espaços deste género aponta em sentido contrário.

Atualmente, quem contrata o serviço de um personal trainer está, muitas das vezes, limitado à sobrelotação e à falta de espaço existente nos ginásios. Por isso, a experiência de tirar um momento para si, onde tem um treinador focado em ajudá-lo a chegar aos seus objetivos, já conquistou muitos portugueses. E em Lisboa não faltam estúdios para quem quer experimentar.

No The Movement, por exemplo, funcionam apenas com treinos personalizados — presenciais e online — que podem ser individuais, a pares ou em grupos reduzidos. “Os treinos são sempre de um para um, ou seja, todos os alunos são acompanhados por nós e é feito um plano de treino personalizado e individualizado adaptado às patologias e necessidades de cada atleta”, descreveu Rita à NiT. Ou seja, nunca há mais do que duas, ou três pessoas no espaço.

Bernardo Bogarim e Luís Cortês do estúdio PTdoRestelo defendem que desta forma os atletas acabam por fazer mais modalidades diferentes e sempre adequados aos objetivos. Neste espaço não encontramos uma sala de máquinas típica, nem existem aulas coletivas, como noutros ginásios. Em vez disso, apresentam “um conceito diferenciador, no qual se pode fazer várias modalidades pelo preço de uma”. Isto é, uma mensalidade não engloba apenas um tipo de treino, mas sim um conjunto de sessões com exercícios diversos e adequados para cada atleta.

Combinando diversos métodos e sempre acompanhados por um dos sete personal trainers, estes treinos visam transformar o corpo de maneira segura e saudável. “No nosso espaço pratica-se treino de força, mobilidade ou mais metabólico, das mais variadas vertentes”, explicam à NiT. Uma coisa é certa: há opções para todos os gostos.

Se o facto de ter de se deslocar é um obstáculo, pode sempre contar com o Gym on Wheels, do Patrick Costinha. O personal trainer tem uma carrinha que permite aos atletas escolherem o local onde querem fazer os exercícios orientados por ele As sessões são “personalizadas, datadas e ajustadas às necessidades de cada atleta”.

A carrinha tem lugar para todos: “Os meus atletas mais velhos são um casal com 75 anos e o grande objetivo deles é fortalecerem as estruturas musculares, para manterem a capacidade de se movimentarem e a qualidade de vida”. Mas, a melhor parte, é a vista. Como o ginásio é ambulante, Patrick consegue treinar sempre nos melhores spots da cidade, se assim preferir.

Para a falta de tempo também há soluções. Os estúdios de eletroestimulação estão espalhados pela cidade e os treinos duram menos de 30 minutos. No caso do Wellness Center Level 8 cada sessão tem a duração de 25 minutos — o suficiente para ver resultados. Ou seja, apesar da curta duração, são muito eficazes, e equivalem a várias horas de treino num ginásio comum. A eletroestimulação também acelera o metabolismo, levando a um gasto calórico mais elevado, que se prolongará por mais de 24 horas depois do treino.

Se também procura um espaço onde pode treinar longe da confusão das grandes cadeias, com um profissional dedicado ao seu treino, carregue nas imagens acima para descobrir 11 estúdios de treino personalizado de Lisboa — e onde poderá praticar exercício físico de forma diferente.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT