Ginásios e outdoor

“30 cara…”: o maior cromo da Internet cresceu e agora está assim

Samuel Massas é a personagem principal de um vídeo que se tornou viral há mais de dez anos. Falou com a NiT sobre esta evolução impressionante.
O antes e depois.

Samuel Massas. O nome é familiar para muitos portugueses, mas se nunca ouviu falar em tal personagem, saiba que é o autor de uma das expressões mais famosas na Internet nos últimos dez anos. Quem não se lembra da famosa frase “30 caraalhooo” entoada na partilha de um vídeo icónico, em que um miúdo de 17 anos exibia orgulhosamente os seus bíceps?

O vídeo caseiro gravado em tom de brincadeira com os amigos transformou este jovem de Peniche num fenómeno. Agora, com 28 anos e pai de uma filha de sete anos, é um homem completamente diferente. Sobretudo fisicamente. A NiT falou com Samuel Massas para perceber como foi a última década da sua vida. 

“Quando fizemos o vídeo, éramos apenas um grupo de miúdos que tinham começado a treinar há pouco tempo e estavam orgulhosos dos seus resultados. Começou tudo como uma brincadeira, nunca pensámos que teria tanto impacto”, conta.

O sucesso foi de tal forma viral que o jovem Massas passou a ser convidado para marcar presenças em bares, discotecas e eventos. Estas presenças eram naturalmente pagas. “Foi mesmo muito positivo.”

Depois da fama, Samuel, que afinal tem o apelido de Santos e não Massas — ganhou essa alcunha há 11 anos a propósito da sua pouca massa corporal —, terminou o ensino secundário através de um curso profissional relacionado com o comércio.

“Quando terminei os estudos entrei logo para a Estação de Tratamento de Águas Residuais (ETAR) de Peniche, onde sou, até hoje, operador de saneamentos”. Entretanto, também foi pai de Ariana, tirou a formação de segurança e exerce essa profissão em part-time no bar Infinito, na cidade onde vive.

Muita coisa mudou, como se percebe. Mas a paixão pela musculação manteve-se intacta. Samuel continuou a treinar intensamente e fá-lo acompanhado pelos seus melhores amigos, precisamente aqueles que gravaram o tal vídeo viral. “Quem me mediu o bicep na altura foi o Mário Fidalgo, que até hoje treina comigo”.

Antes e depois.

O grupo juntou-se e comprou um espaço e o material necessários para treinarem em conjunto. Samuel diz que é uma espécie de “ginásio privado, só para amigos”. E explica à NiT que este sonho foi construído ao longo dos últimos anos: “Fomos comprando, aos poucos, tudo o que precisávamos para continuarmos a treinar juntos, como uma irmandade”. 

Massas — ou Santos, como o leitor preferir — não esconde a ninguém que é completamente obcecado pelo ginásio: “Treino cinco vezes por semana, cerca de duas horas por dia”. E os resultados estão claramente à vista. O miúdo de figura franzina cresceu e agora mede 1,91 metros e pesa 98 quilos. E aquele músculo tão popular que outrora media 30 centímetros, mede agora uns incríveis 45.

“Mas quando estava em fase de bulk (crescimento muscular) cheguei aos 48 centímetros”, afirma, com aquele ar de orgulho que o tornou famoso. 

O treino e a alimentação do Massas

As diferenças entre o antes e depois são escandalosas. Mas para chegar à forma física que agora apresenta, Samuel garante que é preciso muito foco, determinação e força de vontade. 

“O meu dia-a-dia é trabalhar e treinar. Cumpro um plano estabelecido pelo meu personal trainer Rúben Garradas, para me preparar para algo que nunca fiz: culturismo”. Uma prática que visa desenvolver um físico mais atlético, com mais massa muscular e menos gordura.

Os treinos estão divididos por diferentes blocos, de forma a exercitar uma parte do corpo em cada dia. “À segunda-feira, treino peito; à terça, costas; o terceiro dia da semana é dedicado aos ombros; e a quinta-feira é para as pernas. No último dia de treino, normalmente faço peito e abdominais. Depois, acrescento sempre meia hora de cardio, antes ou depois do treino”. 

Se a musculação não é um sacrifício para o jovem de 28 anos, a rotina alimentar parece ser a parte mais complicada. “Faço seis refeições por dia e não variam muito. São quase sempre à base de arroz, frango e legumes. Depois também incluo peixe e ovos”.

A rotina e a consistência são o grande segredo de Massas para este crescimento impressionante. Porém, o percurso não foi nada fácil: “Ao início custou-me muito. É lixado, não é qualquer um que faz o que eu faço. Não posso beber leite, comer pão, manteiga, sobremesas, refrigerantes. Posso fazer uma refeição livre por semana, mas é raro fazer porque os resultados demoram mais a chegar. Tenho sempre de ter foco”.

Apesar de ter os tais dias de refeição livre, Samuel Massas mantém-se 100 por cento firme no seu compromisso. Até porque a última vez que se desleixou aumentou três quilos num dia. “Fui jantar fora e acabei por comer sozinho uma tábua de carnes que eram para quatro pessoas. Perdi o controlo”.

Mesmo com uma fisionomia muito diferente daquela que lhe deu fama na adolescência, Samuel continua a ser reconhecido na rua e nas redes sociais. “Muitas vezes, quando estou a trabalhar como segurança abordam-me e perguntam-me se sou mesmo eu. Vêem-me como um exemplo e pedem para tirar fotos comigo”. Apesar de gostar de todas estas atenções, afirma que não se ilude: “Sou humilde, como sempre fui”.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT