Andamos sempre tão stressados de um lado para o outro, que quando chega o momento de descansar e relaxar à noite o corpo parece não querer parar. Ou o nosso cérebro não consegue desligar do trabalho e das preocupações. Mas temos boas notícias: um treino de 20 minutos que vai ajudá-lo a dormir melhor.
Segundo Susana Vie, instrutora de Pilates, dormir bem contribui para a estabilidade da pressão arterial, para uma aparência mais jovem e descansada e até para conseguir uma maior concentração. Por isso, é importante não descuidar essa parte.
Já lhe demos um guia com tudo o que tem de fazer durante o dia para dormir bem à noite e exercícios de Pilates para fazer logo depois de acordar. Se nada disso resultou, está no momento de praticar Pilates à noite.
Porquê? Porque é um método de alongar o corpo e fazer exercício físico ao mesmo tempo. Além disso, só precisa de utilizar o peso do próprio corpo — só coisas boas.
“Joseph Pilates diz que o elemento mais importante de um sono melhor e mais profundo é a calma mental”, diz à NiT a especialista.
De manhã, a musculatura está a acordar e demoramos mais a entrar no ritmo. Contudo, de acordo com Susana Vie, à tarde e à noite, os músculos já estão mais soltos e descontraídos, ou seja, estão mais dispostos para o exercício físico.
Mas atenção: antes de dormir deve optar-se por exercícios de pouca intensidade, já que não queremos o metabolismo acelerado a essa hora, e aí o Pilates é o ideal.
Sim, isto aplica-se a qualquer hora da noite. Se às três da manhã sentir o sono perturbado, é preferível levantar-se e alongar. Afinal, “é melhor estar cansado do esforço físico do que nos sentirmos cansados pelas toxinas causadas pelos nervosismo, enquanto estamos deitados e acordados”.
Nestes casos, os melhores exercícios são aqueles que envolvem o rolamento da coluna vertebral, uma vez que ajudam no sono profundo. Como? Relaxam os nervos e ajudam a limpar o corpo e a repor a flexibilidade da coluna.
Carregue na imagem e tome nota do circuito de exercícios para dormir bem, sugerido por Susana Vie.