Ginásios e outdoor

Mais de 500 ciclistas de 12 países: foi assim o Granfondo Aldeias do Xisto

A oitava edição da prova de ciclismo pelas paisagens mais bonitas do centro do País aconteceu no domingo, 29 de setembro.
A prova passou pelo Fundão e Pampilhosa da Serra.

No passado dia 29 de setembro, domingo, o Fundão, em Castelo Branco, foi o ponto de partida (e chegada) de todas as bicicletas da mais recente edição do Granfondo Aldeias do Xisto. Foram mais de 500 atletas de 12 nacionalidades a pedalar desde as 8h30 da manhã.

A oitava edição da prova que passou pelas paisagens mais bonitas do centro do País teve três percursos disponíveis: o Grandfondo (141 quilómetros); o Mediofondo (108 quilómetros); e o Minifondo (67 quilómetros). Quanto mais extenso, mais difícil foi o percurso.

O troço passou pelo complexo mineiro da Panasqueira, pelas zonas de Cabeço do Pião, Aldeia de São Francisco de Assis e Barroca Grande, e chegou ao Alto do Xiqueiro, na Serra do Açor. As bicicletas seguiram ainda até à Barragem de Santa Luzia, na Pampilhosa da Serra, e depois às Aldeias do Xisto de Janeiro de Baixo, Janeiro de Cima e Bogas de Cima. O percurso acompanhou sempre o curso do rio Zêzere.

Todos os participantes das provas competitivas que concluíram os respetivos percursos receberam uma medalha exclusiva do evento e um almoço completo no final das provas. Vão ainda poder fazer o download do diploma de participação no site oficial da prova. Houve também prémios para os primeiros classificados masculinos e femininos de cada distância.

A organização do Granfondo Aldeias do Xisto promete que, em 2020, haverá novidades relacionadas com este projeto “que aposta no ciclismo como meio de promoção deste território com enormes potencialidades para a prática desta modalidade”.

Os Granfondos são eventos muito populares que se realizam em vários cidades do mundo e que aliam o prazer de pedalar ao turismo. Já houve provas por exemplo, nos Alpes e Pirinéus; e em grandes cidades, como Nova Iorque, Londres, Berlim e Porto.

Tudo pronto para partir.
Este artigo foi escrito em parceria com a Stream Plan.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT