Sébastien Kopp and François-Ghislain Morillion conheceram-se quando tinham 14 anos. Licenciaram-nos em economia e começaram a trabalhar em bancos, em Nova, mas após alguns meses decidiram que não era a vida que queriam seguir.
“Criámos uma ONG e viajámos juntos por todo o mundo, durante um ano. Fomos à China, Brasil, Índia, Bolívia, Vietname ou Austrália a analisar projetos e vimos, no terreno, que as empresas não estavam dispostas a agir para melhorar as condições sociais da população local. Então, aos 25 anos, decidimos criar um projeto que se baseasse na ação sustentável e não no discurso”, contaram em entrevista à NiT.
Em 2004 criaram a VEJA, a marca de sapatilhas que nasceu da colaboração com as comunidades amazónicas responsáveis pelo maneio da floresta, para extrair a borracha necessária para as solas, e com uma cooperativa de produtores de algodão orgânico. O arranque foi gradual e, inicialmente, produziam apenas consoante as vendas.
Atualmente, a insígnia é uma das favoritas das celebridades e influencers — Kate Middleton e Meghan Markle são duas fãs assumidas —, aparecendo em quase todos os feeds do Instagram. É provável que já tenha visto nomes como Emma Watson ou Emily Ratajkowski com alguns destes desenhos que combinam o estilo retro com apontamentos modernos.
No início, a VEJA produzia apenas no Brasil, porém, no final de 2023, a etiqueta iniciou a produção exclusiva do modelo V-90 Aegean em Portugal, numa fábrica do norte do País. Agora os pares são fabricados com couro de origem europeia, suave e fino, e com uma textura subtil.
Independentemente dos modelos, o logótipo é sempre simples, apenas com uma tira em forma de V, que em português se lê “vê”. A escolha não foi ocasional e deu origem ao nome. Afinal, reflete a mensagem que os amigos de infância que criaram a marca pretendem passar: “Olhe além das sapatilhas e veja como são feitas”.
Caso ainda não tenha nenhum par VEJA e esteja a pensar investir nem, saiba que agora o pode fazer por um preço mais baixo, uma vez que há alguns modelos em desconto. Carregue na galeria para conhecer quais são.