Ginásios e outdoor

Crianças carenciadas ou com necessidades especiais vão poder fazer surf em Matosinhos

Dois eventos de surf em Matosinhos nos dias 6 e 8 de outubro vão juntar crianças para a 6.ª edição da Porto e Matosinhos Wave Series 2021.
surf inclusivo

A prática de surf é uma atividade cada vez mais tendência entre os jovens portugueses e estima-se que hajam cerca de 700 mil praticantes em todo o país. Um desporto inclusivo e divertido que atrai tanto as crianças como pessoas mais velhas e que junta várias comunidades ao longo da extensa costa portuguesa. Além de ser um dos principais desportos aquáticos praticados em Portugal e atrair todos os anos milhares de turistas que procuram as ondas portuguesas. 

Para mostrar que o surf pode ser um desporto inclusivo e para todos, o Onda Pura Surf Center realiza no dia 6 de outubro, entre as 14h30 e 17h30, o evento “Surf para Todos” e, no dia 8 de outubro, entre as 9 horas e as 16h30, o Encontro Nacional de Surf Adaptado. Serão dois dias dedicados ao mar, com a participação de cerca de 50 crianças e jovens de ambos os eventos a experimentarem a sensação de desafiar as ondas na praia de Matosinhos. 

O evento “Surf para Todos” vai contar com a participação de crianças em situação de risco, com idades entre os 7 e 12 anos, residentes nos principais agrupamentos de habitação social dos municípios do Porto e Matosinhos e nos principais lares de acolhimento de Matosinhos. O objetivo deste evento é contribuir para o processo de reintegração e desenvolvimento emocional destas crianças. 

Os eventos vão contar com a experiência de surf, um brunch e, no caso do surf adaptado, um surf challenge que será um campeonato de surf entre os participantes e elementos da seleção nacional de surf adaptado.

Ambas as iniciativas estão inseridas no cartaz da 6.ª Edição da Porto & Matosinhos Wave Series 2021, que arrancou em maio com a Liga MEO Surf, e são apoiadas pelo segundo ano consecutivo pelo MAR Shopping Matosinhos, no âmbito da sua política de responsabilidade social, AMAR. “O apoio do MAR Shopping Matosinhos resulta do reconhecimento do potencial do surf para a integração social de populações mais fragilizadas da nossa comunidade”, explica Sandra Monteiro, diretora-geral do MAR Shopping Matosinhos.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

Novos talentos

AGENDA NiT