Ginásios e outdoor

A banheira portuguesa para tomar banhos de gelo em casa e entrar “numa nova dimensão”

É portátil e custa 4.497€. Depois de experimentar não vai querer outra coisa — vai ter mais energia e bem-estar.
Tem inúmeros benefícios para a saúde.

O holandês Wim Hof é conhecido como “The Iceman” pela sua capacidade de suportar temperaturas congelantes. Em janeiro de 2019, Mário Caetano decidiu embarcar numa expedição de inverno durante cinco dias na Polónia onde teve a oportunidade de aprender com Hof os “segredos do gelo”. Ficou rendido aos benefícios do frio. Regressou a Portugal e, depois de toda a “transformação que aconteceu no seu mindset” (mais energia, concentração, produtividade e bem-estar), sabia que mudaria a sua vida se transformasse os banhos de gelo num hábito diário. 

No entanto, teve algumas dificuldades em encontrar a melhor forma de os fazer em casa (ou em qualquer outro lugar) num “recipiente” que fosse fácil de transportar e montar. Entre um barril de madeira ou uma arca congeladora, Mário tentou de tudo, mas não eram as soluções ideais. Após ter organizado em 2021 o primeiro Retiro no Gelo em Portugal, na Serra da Estrela, começou a idealizar uma banheira onde pudesse tomar banhos gelados em casa. No dia 20 de fevereiro deste ano, o desejo tornou-se realidade com o lançamento da Soul.

Na altura em que tratava dos pormenores dessa “expedição ao gelo” no nosso País, Mário encontrou Tomás Sá-Chaves numa feira do livro perto do Palácio de Belém. Durante a conversa percebeu que Tomás tinha dúvidas e alguns receios sobre o retiro. Tinha trabalhado em televisão anos a fio, algo que implicou um esforço físico e mental “muito grande” que, a longo prazo, acabou por lhe causar lesões graves. Com uma cirurgia recente à coluna, uma fratura no pé e um quisto no joelho, acabou por aceitar o convite para participar na iniciativa. A verdade é que, através do contacto diário com a água gelada, o quisto e as dores na coluna desapareceram. Da amizade entre Mário e Tomás surgiu a vontade de criar a Soul para “inspirar outras pessoas a melhorarem as suas vidas com rotinas saudáveis”.

Mário e Tomás no lançamento da Soul.

Os banhos de gelo são uma prática com séculos de história e evidências científicas que suportam os seus benefícios para a saúde. Basicamente, a crioterapia resulta da exposição do corpo ao frio — a temperatura corporal desce, obrigando o organismo a gastar energia. O aumento do gasto energético potencia a queima de gorduras acumuladas, melhora a circulação do sangue, resultando também numa maior firmeza e luminosidade da pele. É uma técnica bastante utilizada na medicina desportiva, para a recuperação de lesões. A modelo e atriz portuguesa Sara Sampaio também gosta de “mergulhar” em banheiras de gelo — como a NiT já lhe contou neste artigo.

O lema da Soul é mesmo “fortalecer o corpo, sintonizar a mente e melhorar a performance”, conta à NiT Nuno Ferreira, diretor de vendas e operações da empresa. Esta banheira de gelo (com 1,35 metros de comprimento, 61 centímetros de altura e 81 de largura) funciona como um “portal para uma nova dimensão”.

Com um design 100 por cento português, pode ser montada em qualquer lugar: no ginásio ou mesmo em casa. “Tem um desenho insuflável, ultrarresistente e conta com um PVC de grau militar, ou seja, é feita com o mesmo material das lanchas de assalto dos fuzileiros”, explica Nuno. 

É portátil e fácil de montar.

Para utilizar a banheira, deve enchê-la com uma bomba de ar de dupla ação (incluída na embalagem). Uma ação que demora menos de dois minutos. “Quando a banheira estiver cheia, cria tensão por dentro e fica tão rígida que aguenta o peso corporal de qualquer um”, afirma. Depois, terá de a encher com água e ligar o refrigerador para começar a arrefecer a temperatura que pode atingir os três graus. No total, a instalação deverá demorar cerca de 15 minutos. “A Soul conta ainda com um sistema de filtragem que faz a desinfeção por ozono e ainda um filtro de partículas externo para que a água se mantenha limpa durante 24 horas e sete dias por semana.”

Através de uma aplicação móvel pode controlar a temperatura e programar os banhos a partir de qualquer lugar. Numa primeira utilização, o agendamento deve ser feito com cerca de cinco horas de antecedência. Nas seguintes, devido à capa térmica que mantém a temperatura da água, o tempo de arrefecimento é drasticamente mais curto.

Nuno assegura que não há uma frequência ideal para este tipo de prática. “Eu faço todos os dias, porque, para mim, já se tornou um hábito. Se não o fizer, sinto falta dos benefícios. É um ritual.”

Mergulhar em água gelada pode ser um desafio. Para o ajudar a ficar mais confortável, pode ouvir o The Sound Of Soul, um áudio desenvolvido especificamente para o guiar antes, durante e após o banho gelado. “Através da voz penetrante do Mário, do som poderoso e encantador dos tambores e da flauta e de um arrepiante hino tribal, entrará numa nova dimensão”, garante Nuno. 

A Soul está disponível no site da empresa por 4.497€ e inclui a banheira, o refrigerador, o áudio e ainda um vídeo explicativo. Até ao momento, os clientes residenciais têm sido os principais interessados. Ainda assim, os ginásios e o setor do desporto também são um objetivo imediato para a empresa. 

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT