Ginásios e outdoor

A caminhada ao longo do rio, cascatas e levadas em Oliveira de Frades

Vão ser feitos 14 quilómetros em dois dias, mas as paragens em ruínas histórias, parques, barragens e vão compensar o esforço.
Passa por várias paisagens como esta.

Praticar exercício físico é uma das formas mais eficazes e baratas de prevenir problemas de saúde. É uma frase feita, mas os benefícios são reais. E, se o fizer ao livre, tudo será mais fácil. No fim de semana de 25 e 26 de maio poderá participar numa caminhada em Oliveira de Frades, com trilhos de uma beleza natural fora do vulgar.

O ponto de encontro está marcado para as 7 horas, no terminal rodoviário, perto Estação do Oriente. A caminhada arranca pelas 10 horas e, no total, irá percorrer por 14 quilómetros, ao longo de cinco horas e meia.

O circuito do primeiro dia passa pelas margens do rio Gaia e as ribeiras da Lavandeira e de Tombos. A ligação entre estas linhas de água será percorrida junto à albufeira da barragem de Ribeiradio. O almoço será um piquenique em grupo e, depois, terá oportunidade de visitar a gruta dos mouros, os lamieiros e as escadas antigas, em tempos utilizados para cultivar os terrenos.

No dia seguinte, poderá caminhar na vertente norte da Serra do Caramulo, com as suas aldeias típicas, o Carvalhedo da Gândara, a maior mancha nacional contínua de carvalho-alvarinho e o Dólmen da Arca. O evento acaba com um almoço num restaurante da região e o regresso será pelas 19h30.

No valor da inscrição (que pode fazer a partir do formulário disponível no site até ao dia 31 de maio) está incluído o alojamento de uma noite num hotel de 3 estrelas com pequeno-almoço, seguro de responsabilidade civil e de acidentes pessoais, o almoço de grupo, guia e o acompanhamento. Os valores variam entre 195€ (por pessoa, num quarto duplo) e 225€ (por pessoa, num individual).

A NiT reuniu outras 11 sugestões de caminhadas que o vão tirar do sofá. Carregue na galeria para as descobrir.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT