Ginásios e outdoor

A caminhada que o leva a conhecer os campos de arroz da Figueira da Foz

O percurso terá uma duração prevista de cinco horas. Todos podem participar, desde que tenham mais do que 11 anos.
A não perder.

Quando se fala em Maiorca, certamente pensa na ilha espanhola. Mas em Portugal, também há uma vila com o mesmo nome. Fica na Figueira da Foz e é conhecida pelas suas gentes dinâmicas e pela agricultura forte no cultivo do arroz. As planícies verdes preenchem a paisagem e há até uma rota que permite conhecer a rica herança agrícola e arqueológica da região: a Rota dos Arrozais. É aqui que vai poder ficar a saber mais sobre esta zona, com uma caminhada no próximo dia 25 de abril, a partir das 10 horas.

O percurso de 13,5 quilómetros terá uma duração aproximada de cinco horas. A iniciativa tem como ponto de partida o Paço de Maiorca, um dos mais imponentes edifícios, construído nos finais do século XVIII (anteriormente foi propriedade dos Viscondes de Maiorca).

A caminhada seguirá pelos arrozais, atravessando a emblemática Ponte das Cinco Portas. Terá também oportunidade de explorar o histórico Castro de Santa Olaia. Pelo caminho, se tiver sorte, vai poder observar algumas aves, como o tartaranhão-ruivo-dos-pauis. A atividade terminará na vila de Maiorca. “Será uma experiência enriquecedora que une história, natureza e cultura local”, refere a Green Trekker, empresa organizadora. 

A inscrição deve ser feita online e tem o custo de 10€ por pessoa (inclui um guia no terreno, seguro de acidentes pessoais e um seguro de responsabilidade civil). É um percurso acessível a todos, “mesmo que não tendo grande preparação física”. 

“No percurso poderemos encontrar alguns desníveis mais acentuados e zonas onde o piso poderá ser mais difícil e acidentado. Em alguns casos as distâncias a percorrer poderão ser maiores, mas a dificuldade técnica será reduzida. Devido à natureza e dificuldade deste evento, todos os participantes devem ter, pelo menos, 11 anos”, alerta a organização.

Carregue na galeria para conhecer outras 11 caminhadas que poderá fazer até ao verão.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT