Ginásios e outdoor

A caminhada para descobrir a “fonte das águas santas do Vimeiro”

No percurso de 17 quilómetros vai passar por locais como a povoação da Maceira e a Praia de Porto Novo.
A caminha vai passar por algumas nascentes do rio Alcabrichel.

Conta a lenda que a Rainha Santa Isabel viveu no Vimeiro e terá sido a própria monarca a descobrir a nascente da água que lhe curou um mal de pele, em 1318. O local foi apelidado pelo povo como “fonte das águas santas do Vimeiro”, estando  atualmente integrado na estância termal da localidade (que fica no município de Torres Vedras). Vai poder conhecer esta zona de perto através de uma caminhada no dia 3 de março, um domingo.

O ponto de encontro está marcado para as 10 horas, no parque de estacionamento em frente à Praia de Porto Novo. O percurso vai começar com a subida de uma encosta e prosseguirá pelo interior do vale do Alcabrichel e pela povoação da Maceira, até chegar ao principal balneário das Termas do Vimeiro. Remontam ao século XIX e são conhecidas pela qualidade terapêutica das suas águas, provenientes das nascentes do rio Alcabrichel. A partir daí, vai enfrentar mais algumas subidas íngremes que o levarão ao interior de um bosque com vista panorâmica sobre a freguesia. Depois inicia-se a descida até à aldeia termal, passando pelo interior de uma gruta. O regresso ao local de partida faz-se por uma estrada interdita à circulação automóvel.

No total, serão percorridos 17 quilómetros em cinco horas. Trata-se de um circuito de dificuldade exigente, segundo a Green Trekker, a empresa organizadora. Deverá levar consigo água, chapéu, roupa de chuva, calçado apropriado e farnel.

A inscrição pode ser feita online e custa 15€ por pessoa. Neste valor está incluído o guia no terreno (que será Hugo Nunes), seguro de acidentes pessoais e seguro de responsabilidade civil. Não contemplado estão as refeições e o transporte até ao ponto inicial.

Carregue na galeria para descobrir outras 11 caminhadas que pode fazer até à primavera.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT