Ginásios e outdoor

A caminhada para descobrir as “joias da Princesa do Alentejo”

O programa de dois dias inclui passagens por alguns dos pontos mais emblemáticos do Redondo, Alandroal e Vila Viçosa.
O primeiro dia vai ser passado em Vila Viçosa.

Vila Viçosa é uma das mais bonitas da região sul e do País. Considerada uma autêntica “vila-museu” devido ao vasto património histórico, é também conhecida como a “Princesa do Alentejo”. A equiparação à realeza deve-se às “joias” do concelho — a fertilidade dos solos e ao mármore (distinguido internacionalmente e um dos principais impulsionadores da economia da região). Vai poder descobrir tudo isto pelo seu próprio pé no fim de semana de 23 e 24 de março, com duas caminhadas.

O ponto de encontro está marcado para as 7 horas de sábado, no Terminal Rodoviário Junto à Estação do Oriente, em Lisboa. Por volta das 10h30, o percurso do Trilho dos Ermitas da Serra d’Ossa tem início nos passadiços desta zona, inaugurados em abril de 2021. Desenvolvem-se ao longo do vale da Ribeira do Monte Virgem, por abruptos penhascos de xisto, entre a Aldeia da Serra e a Igreja de Nossa Senhora do Monte da Virgem. Para lá chegar vai ter de subir uma escada com aproximadamente 300 degraus.

Neste circuito de 13 quilómetros — com uma duração de quatro horas e meia e um grau de dificuldade 3 — ainda atingirá o ponto mais alto da Serra. Com 653 metros de altitude, proporciona uma vista de 360 graus. Da parte da tarde o passeio é pelo Redondo. Visitar o castelo, o pelourinho, Museu do Barro ou as Oficinas das Ruas Floridas são algumas das coisas que pode fazer. Também pode ir até o Alandroal, que fica a apenas 9 quilómetros. 

Já no domingo caminha pelos Arrabaldes de Vila Viçosa e conhece a Praça da República, a Igreja e Convento dos Capuchos e a Fonte do Vale da Rabaça. Também terá a oportunidade de apreciar a paisagem rural circundante, com destaque para a antiga Estrada Real, que tem ligação a Elvas. Ao todo serão percorridos 9 quilómetros, durante três horas, com um grau de dificuldade 2. Após o almoço poderá visitar o castelo e a Paço Ducal. O fim do programa está previsto às 16h15 e a chegada a Lisboa para as 19h30.

A inscrição pode ser feita online e custa 175€ por pessoa em quarto duplo e 190€ em quarto individual. O valor inclui o transporte desde Lisboa até cada um dos locais a visitar, as duas caminhadas, guias e acompanhamento, os seguros obrigatórios e alojamento com pequeno-almoço incluído (as restantes refeições são da responsabilidade dos participantes). Os participantes devem levar roupa e calçado adequado, recomenda a Caminhando, a empresa organizadora. 

Carregue na galeria para descobrir outras 11 atividades que pode fazer até à primavera.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT