Situado no Porto da Laje, o Escorrega da Touça é um dos tesouros mais bem guardados do Gerês. Este paraíso natural, rodeado de vegetação exuberante e próximo de uma lagoa de águas cristalinas, surge entre rochas polidas e montanhas imponentes. É um local de paragem obrigatória e poderá descobri-lo numa caminhada agendada para dia 12 de outubro. Prepare-se: o percurso é exigente e terá uma duração de oito horas.
A partida será no miradouro de Fafião, às nove horas. A 800 metros de altitude, os participantes seguem em direção à Ponte da Matança. Neste ponto, será feita uma breve pausa para apreciar as vistas deslumbrantes sobre as encostas acentuadas do rio Toco, onde desaguam vários cursos de água das nascentes da aldeia. O percurso, que se estende por 17 quilómetros, foi planeado para explorar o Vale do Laço e, evidentemente, o escorrega natural. Em seguida, o trilho conduzirá a outras piscinas e poços límpidos.
O trajeto é circular e terminará apenas às 18 horas. Com um nível de dificuldade classificado como difícil, inclui trechos em áreas mais rústicas e selvagens. A organização sugere que os participantes utilizem botas de trekking, bastões e um casaco. É igualmente importante levar água, comida e uma lanterna.
As inscrições já podem ser realizadas online e têm um custo de 20€. Este valor inclui a supervisão de um guia, bem como um seguro de responsabilidade civil e de acidentes pessoais.
Carregue na galeria para descobrir oito novos modelos da Nike, para todos os gostos, que pode utilizar numa caminhada ou corrida urbana.