Ginásios e outdoor

A caminhada para descobrir uma antiga (e luxuosa) villa romana com termas duplas

O percurso também irá passar por sítios como a Aldeia de Valverde, Barragem da Tourega e a Anta Grande do Zambujeiro.
É um dos locais por onde vai passar.

Évora é conhecida pelo seu templo romano, mais conhecido como Templo de Diana. Porém, este não é o único vestígio da presença romana naquela região. Nos arredores da cidade (a cerca de 15 minutos), há um sítio arqueológico da mesma época que também merece uma visita. E poderá fazê-lo no dia 17 de março.

A Villa Romana de Nossa Senhora da Tourega, que muitas vezes passa despercebida, está classificada como Sítio de Interesse Público desde 2012. Inicialmente constituída por um conjunto de habitações para residência dos proprietários e dos seus trabalhadores, estava equipada com termas duplas, para ambos os sexos, com salas e tanques de banhos frios e quentes.

Na sua máxima extensão, ocupou uma área de cerca de quinhentos metros quadrados — atualmente, restam apenas as paredes de três tanques de banhos, de planta retangular. Dada a sua configuração, luxuosa para os padrões da Roma Antiga, terá pertencido a uma família da classe senhorial ligada à exploração agrícola.

Vai poder (re)descobrir os vestígios deste local durante o passeio organizado pela Caminhando. O ponto de encontro está marcado para as 9h30, na Igreja Matriz de Valverde (Rua do Geraldo Sem Pavor). O trajeto inclui vários pontos de interesse, como a Aldeia de Valverde, Barragem da Tourega, Anta Grande do Zambujeiro, Ribeira de Valverde, Herdade do Barrocal, Miliário da Mitra e a Igreja Matriz de Valverde.

A caminhada com 13 quilómetros levará quatro horas e meia a concluir. Trata-se de um percurso circular com nível 3 de dificuldade, detalha a organização. 

A inscrição pode ser feita online e custa 10€ por pessoa. O valor inclui guia, acompanhamento e seguros de acidentes pessoais e de responsabilidade civil.

Carregue na galeria para descobrir outras 11 caminhadas que pode fazer até à primavera.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT