Os presépios de sal de Rio Maior são uma tradição natalícia singular em Portugal. Anualmente, a aldeia de Marinhas do Sal apresenta uma exposição com 41 presépios elaborados a partir de sal-gema local, sendo utilizados cerca de 30 toneladas do mineral.
As obras, que variam em tamanho e complexidade, são esculpidas pelos artesãos e comerciantes da região. A mostra atrai milhares de visitantes e faz parte de um programa natalício mais amplo, que inclui diversas atividades, como música, animação infantil e uma tenda com pista de gelo.
Se ainda não conhece aquela que é considerada “uma manifestações natalícias mais originais do País”, poderá visitá-la durante uma caminhada marcada para o dia 21 de dezembro.
O percurso de nove quilómetros terá início às 9h30, no complexo das piscinas municipais. Os participantes rumam depois ao casal do Alecrim seguindo para a zona do marco geodésico da aldeia, com paragem para avistar a Serra dos Candeeiros, as Marinhas do Sal e o seu vale. Segue-se a descida em direção à Fonte da Bica e às famosas salinas de Rio Maior, onde terminará a caminhada, com uma visita às casas típicas e aos presépios de sal.
A organização recomenda a utilização de vestuário e calçado adequados, sendo aconselhado levar também um chapéu, água e piquenique.
Localizada a 30 quilómetros do mar, a aldeia Marinhas do Sal é conhecida pelas suas salinas — as únicas numa região interior (distante da costa) ainda em funcionamento na Europa.
Os presépios podem ser visitados nas lojas da aldeia, na Câmara Municipal, na Cooperativa dos Produtores de Sal e na Loja do Sal até ao Dia de Reis, 6 janeiro, como a NiT já lhe contou neste artigo.
As inscrições para a caminhada podem ser efetuadas online e custam 15€ por pessoa, valor que inclui um guia e seguros de acidentes pessoais e de responsabilidade civil. A idade mínima para participação é 8 anos.
Carregue na galeria para ver os incríveis presépios de sal construídos no ano passado.