Ginásios e outdoor

A caminhada pela serra de Sintra iluminada pela última superlua cheia do ano

O ponto de partida do percurso com cerca de sete quilómetros será no Convento dos Capuchos, em Colares.
Um trilho muito iluminado.

A lua cheia de novembro, conhecida como a “lua do castor”, é um fenómeno que se repete anualmente e tem raízes nas tradições das tribos indígenas norte-americanas. A designação faz referência à atividade destes roedores nesta época do ano, em que se dedicam a construir represas e a armazenar alimentos para o inverno rigoroso que se aproxima. 

Esta fase da lua é também associada à época em que os caçadores tradicionais armadilhavam os habitats dos castores para obter as suas peles. É ainda um exemplo de como as observações da natureza influenciaram a nomenclatura lunar, estabelecendo uma ligação entre as tradições culturais e as mudanças sazonais, que reflete a interação humana com a natureza. 

A próxima lua do castor ocorrerá a 15 de novembro de 2024, sendo uma superlua, ou seja, aparecerá maior e mais brilhante no céu devido à sua proximidade com a Terra. Para celebrar este fenómeno, a Lynx Travel organizou uma caminhada na Serra de Sintra, no dia 16 de novembro, durante a última lua cheia do ano.

O percurso, com início às 21h30 no Convento dos Capuchos, em Colares, terá cerca de sete quilómetros de extensão e uma duração de três horas, com dificuldade média. O trajeto por trilhos de terra batida abrange vários pontos de interesse: um dos mais altos será no marco geodésico da Pedra Amarela, a 408 metros, onde os participantes vão “assistir ao nascimento da superlua no horizonte, voltados para nascente”. 

Na paragem seguinte, no Pico do Monge, a 491 metros de altura, será possível avistar o Cabo Espichel (Sesimbra). Finalmente, o terceiro momento irá decorrer “num local escuro e secreto denominado Bosque dos Druidas”, descreve a organização. E acrescenta: “Neste local será realizado um ritual celta, onde vai ser possível provar uma poção mágica, uma bebida afrodisíaca”.

A caminhada termina junto ao Convento dos Capuchos, o ponto de partida. Os participantes devem “levar roupa leve e confortável, botas de caminhada ou outro tipo de calçado outdoor, adequado às condições climáticas; água; reforço alimentar (sandes ou barras energéticas); máquina fotográfica, assim como luz frontal ou lanterna”.

As inscrições já estão abertas e custam 10€ por participante (inclui seguro e guia), mas atenção: a participação é limitada a dez pessoas. Para garantir o seu lugar basta enviar um email para lynxtravel11@nullgmail.com com os seus dados pessoais e o comprovativo de pagamento.

Áudio deste artigo

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT