Ginásios e outdoor

A caminhada que o leva à descoberta de um dos locais mais bonitos e secretos de Portugal

Fica a 1.700 metros de altitude e numa das zonas mais incríveis da Serra da Estrela. Mas só pode chegar lá a pé.
Paisagens incríveis.

Estamos numa altura do ano em que as temperaturas amenas ainda convidam a partir à descoberta do interior do País. A Serra da Estrela é um bom ponto de partida para passar um dia diferente a descobrir um dos segredos mais bem guardados de Portugal: a Nave Mestra.

Poucos o conhecem ou ouviram falar dele. É um gigantesco penedo emoldurado por um magnífico cenário natural. Segundo a lenda, em 1910, a família Matos Preto decidiu construir ali uma casa de férias para passar o verão. Na época, como não existiam grandes transportes, tanto a matéria-prima como os próprios trabalhadores terão sido levados em mulas até ao remoto local.

Só é acessível a pé e existem vários trilhos e caminhos que nos levam até este lugar misterioso. Os percursos mais conhecidos são a Rota do Carvão ou a Rota do Maciço Central, mas prepare-se: são trilhos de dificuldade elevada e exigem uma boa forma física.

No próximo sábado, 15 de outubro, vai poder fazê-lo acompanhado por profissionais. A Green Trekker está a organizar uma caminhada que começa na lagoa comprida e vai até à Nave da Mestra. “Vamos acompanhar as margens desta bela lagoa, rumando ao coração da Estrela. A paisagem, como é típico na montanha, é constituída por afloramentos rochosos de todas as formas e alguma vegetação rasteira de urze, carqueja e zimbro”, explicam.  Depois o objetivo é continuar a subir pela estreita fenda da Nave Mestra e continuar o percurso em direção a um dos pontos mais icónicos da serra: a barragem do Covão dos Conchos.

A caminhada começa às 10 horas na Lagoa Comprida e termina por volta das 16 horas no mesmo local. Ao todo, vão ser percorridos cerca de 16 quilómetros. A inscrição no percurso custa 15€ por pessoa.

De seguida, carregue na galeria para ver algumas das fotografias partilhadas no Instagram da misteriosa Nave da Mestra que poderá descobrir graças a este percurso.

ver galeria

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT