O Vale da Amazónia é um daqueles paraísos verdes e quase secreto do nosso País. Situado na freguesia de Maceira (em Leiria), ganhou o nome devido à exuberante sucessão de pequenos bosques que se desenvolvem ao longo de uma ribeira. À primeira vista, o cenário remete para a imponente floresta tropical da América do Sul, considerado um dos ecossistemas mais ricos em biodiversidade do mundo.
O espaço verde na Maceira é mais modesto, mas igualmente diverso. É atravessado por dezenas de trilhos e, entre a enorme variedade de fauna e flora que por lá se encontra, destaca-se um sobreiro centenário. A Capela da Ermida da Senhora da Barroquinha, uma cascata deslumbrante e um lago são outros dos atrativos que poderá descobrir na próxima caminhada da Green Trekker.
“O nosso trilho desenvolve-se pelo vale localmente conhecido como Amazónia, não só devido à paisagem envolvente ao ribeiro do Arneiro, mas também aos bosques que se estendem ao longo deste curso de água”, descreve a organização. “Vamos explorar o Vale da Amazónia, com a sua enorme biodiversidade de árvores e plantas, e as zonas tranquilas da vila da Maceira”, acrescentam.
O percurso terá cerca de 12 quilómetros e a sua dificuldade é descrita como “moderada”, ou seja, é “acessível a todos os que, mesmo não tendo grande preparação física, estão habituados a caminhar e encontram-se de boa saúde”. O trajeto inclui alguns desníveis mais acentuados e zonas onde o piso é acidentado.
A atividade está marcada para 26 de novembro (um domingo), arranca pelas 10 horas e irá terminar por volta das 13 horas. A inscrição tem um custo de 10€ e deve ser realizada online. Os participantes são aconselhados a levarem roupa adequada, água e farnel.
Prefere corridas? Carregue na galeria e conheça aquelas em que poderá participar até ao final de 2023.