Em Guimarães, que, em 2012, foi a Capital Europeia da Cultura, há sempre algo novo para descobrir. A cidade é conhecida pela sua riqueza patrimonial, mas há muito mais para ver e fazer no concelho. Se é uma daquelas pessoas que gosta de se perder na natureza e adora história, temos uma sugestão perfeita para si. A Associação Vimaranense para a Ecologia (AVE) está a promover uma caminhada pelo norte do concelho que vai acontecer já no próximo domingo, 29 de janeiro.
Será a primeira atividade do projeto “Caminhar em Guimarães” e tem como destino o Castro de Sabroso, um sítio arqueológico localizado na freguesia de São Lourenço de Sande. O recinto da feira de Caldas das Taipa será o ponto de partida do percurso ao longo do qual os participantes passarão pela margem direita do rio Ave em direção à praia fluvial de Briteiros Santo Estêvão. “Sempre com a companhia natural e relaxante do curso de água”, garantem os responsáveis.
Uma vez nas ruínas do povoado fortificado da segunda metade do I milénio a.C., será feita uma visita guiada conduzida pelo arqueólogo Gonçalo Cruz, da Sociedade Martins Sarmento. “Classificado como Monumento Nacional em 1910, o Castro de Sabroso de valor histórico e arqueológico, propicia, ainda, um excelente miradouro para contemplar a paisagem noroeste do concelho de Guimarães e Vale do Ave”, lê-se na publicação de divulgação do evento partilhado pela associação.
A saída de Guimarães está marcada para as 8h40, junto à Universidade do Minho, em Azurém, para que às 9 horas os caminhantes estejam a iniciar a caminhada (no recinto da feira semanal de Caldas das Taipas). A organização prevê que o percurso circular de 13 quilómetros — com um grau de dificuldade baixo/médio — seja concluído em seis horas.
“Do rio para o monte, entre um misto de urbano e rural, chegaremos ao Avepark. Aqui, teremos oportunidade de conhecer um pouco desta infraestrutura, e a partir da qual, daremos início à acentuada subida ao Monte de Sabroso até ao Castro, onde faremos o piquenique”, acrescentam. Não se esqueça, então, de levar um lanche e água. “Na descida do Monte de Sabroso, já no regresso às Taipas, e ainda em São Lourenço de Sande, teremos a ocasião de ver e contemplar a Capela de São Brás e a sua envolvente.”
A caminhada é gratuita, e não implica qualquer inscrição. “Basta aparecer”, remata a AVE. Ainda assim, “esta caminhada não inclui seguro e pode sofrer alterações de última hora por razões externas à organização”.
Carregue na galeria e conheça as principais corridas que vão acontecer em Portugal até à primavera.