Ginásios e outdoor

A “corrida perto do céu” que passa por um abrigo pré-histórico com pinturas rupestres

A Sky Race terá lugar na Serra dos Passos, em Trás-os-Montes. Inclui dois percursos: um com 23 quilómetros e outro com 10.
Uma prova com altitudes elevadíssimas.

Skyrunning significa literalmente “correr no céu”. No fundo, a sua prática não está muito longe disso. Trata-se de uma corrida em passos ritmados, acompanhados de muita concentração, por trilhos de grande elevação e desníveis positivos, sempre superiores a 30 por cento. Nasceu nos anos 60 em Itália, mas só na década de 90 é que se estabeleceu como desporto.

O italiano Marino Giacometti, presidente da International Skyrunning Federation criou oficialmente a modalidade em 1992 com o slogan: “Less clouds. More sky” (literalmente, menos nuvens, mais céu). Inicialmente definiam a atividade como uma competição de trail acima dos dois mil metros de altitude, mas como nem todos os países têm montanhas tão altas, alargaram o conceito para as corridas abaixo dos dois mil metros.

Se gosta de desafios e não tem vertigens, a prova marcada para dia 28 de abril, na Serra dos Passos, em Trás-os-Montes, é ideal para si. O percurso inclui vários pontos de interesse, como o Trilho Mãe d’Água e a Cruz dos Passos. O Buraco da Pala é dos outros locais a destacar, devido ao seu valor cultural. Em 1989, durante uma campanha de escavações ao abrigo pré-histórico foi descoberto outro refúgio que incluía pinturas avermelhadas — trata-se de uma das maiores concentrações de arte rupestre ao “ar livre na era pós-glaciária, datável do quarto e terceiro milénios antes de Cristo”, explica a National Geographic.

A prova “perto do céu” inclui duas distâncias. A sky race com 23 quilómetros e 1750 metros do desnível positivo arranca às 8h30. Já a corrida de  10 quilómetros e 650 metros de desnível positivo começa meia hora mais tarde, por volta das 9 horas. O ponto de partida de ambas é na Rua Fonte Moreira, em Mirandela.

As inscrições podem ser feitas online, até dia 21 de abril. O trajeto longo custa 15€ e o curto de 12€. Os valores incluem uma medalha finisher, T-shirt, seguro desportivo e o almoço servido no final da prova organizada pelo grupo Mirandela a Correr, com a Federação de Campismo e Montanhismo de Portugal, e com a colaboração da Junta de Freguesia e autarquia de Mirandela.

Carregue na galeria para descobrir outras 11 iniciativas que pode fazer até à primavera.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT