A primeira meia maratona Zemou terá lugar em Arouca. A Aldeia de Tebilhão será o ponto de partida e de chegada da corrida de 22 quilómetros pelas paisagens típicas da região.
A prova está marcada para as oito horas, no dia 21 de setembro, e é ideal para quem já possui algum nível de preparação física, mas ainda não está pronto para enfrentar distâncias mais longas. Uma parte significativa do percurso decorre no coração da Serra da Freita, passando por pontos marcantes como o Trilho Asiático, o Cabo Nabo, a Levada de Tebilhão, a mina, perto de Rio Frades e o Pacto do Diabo.
Ao longo do trajeto, haverá vários pontos de abastecimento. A organização alerta para os desníveis que os participantes poderão encontrar, sendo recomendável iniciar os treinos desde já para evitar dificuldades na conclusão da corrida.
Esta meia maratona faz parte do Circuito Terras do Mundo — Serra da Freita, organizado pela Confraria Trotamontes, em parceria com o município de Arouca e com o apoio da União de Freguesias de Cabreiros e Albergaria da Serra e da Junta de Freguesia de Moldes.
O circuito conta ainda com dois trails: o Aventurança de Cando, agendado para 5 de outubro, e o trail Dolorosa de Moldes, que se realizará a 19 de outubro. Ambas as provas ocorrerão no local da meia maratona, variando apenas o número total de quilómetros.
As inscrições podem ser efetuadas online, com um custo de 21€ por pessoa. Este valor inclui seguro desportivo, T-shirt oficial do evento, prémio finisher, abastecimentos, entre outros itens.
O número máximo de participantes é limitado a 250, e a idade mínima para participar é de 15 anos. Manta térmica, apito, telemóvel e dorsal são obrigatórios para a participação — este último deve se levantado junto do secretariado, até 15 minutos antes da partida.
A organização recomenda ainda a utilização de um corta-vento, mochila tipo camelback e copo reutilizável (não será fornecido nos reabastecimentos).
Carregue na galeria para conhecer outras sete provas que vão acontecer até ao último dia do verão.