Ginásios e outdoor

A incrível experiência de ioga imersivo que promete deixá-lo imediatamente relaxado

A modalidade pode ser praticada em qualquer sítio, mas em locais emblemáticos torna-se um momento inesquecível.
Ioga num espaço icónico.

Sankalpa significa resolução. É uma expressão que representa um propósito e deve ser formulada no presente, de forma afirmativa, concisa e clara. Duas amigas que procuravam arrancar com uma nova fase das suas vidas, fizeram exatamente isso —tomaram uma resolução. Despediram-se e criaram uma empresa de eventos dedicados ao ioga, que oferece experiências únicas em locais icónicos.

Joana Sampaio era assistente de bordo na Emirates quando contactou pela primeira vez com uma experiência imersiva. “Em 2018 sofri uma lesão na coluna, tive de ser operada e quando comecei a recuperação foi no ioga que encontrei os exercícios mais adequados”. Como a sua vida era passada em viagem, a jovem de 31 anos, natural do Porto, começou a experimentar diferentes versões da modalidade em cada cidade que visitava. No entanto, foi no Dubai, o país onde vivia desde 2014, que experimentou o ioga imersivo. “Na altura, estas iniciativas estavam surgir no país, mas algo numa escala megalómana. Os instrutores escolhiam edifícios emblemáticos e imponentes, como o Burj Khalifa para dar uma aula de ioga diferenciadora.”

A jovem despediu-se, voou para a Costa Rica e formou-se como instrutora de ioga. No início do ano, já de regresso ao Porto, foi com uma amiga visitar um novo estúdio de ioga. O espaço pertencia a outra Joana, com quem, além do nome, partilhava da vontade de dar um novo sentido à sua vida.

Joana Pessanha tem 29 anos e é licenciada em arquitetura. Começou a praticar ioga antes da pandemia e durante os meses de confinamento percebeu que já não era assim tão feliz enquanto arquiteta. Despediu-se, formou-se como instrutora da modalidade e abriu um estúdio onde juntou as suas paixões: o ioga e a arte. Chama-se Sala 13 e abriu em janeiro na cidade nortenha. Quando conheceu Joana e o conceito de ioga imersivo decidiu aventurar-se.

As duas resolveram juntar-se para criar a Sankalpa que definem como “uma sinergia de profissionais de bem-estar que visam inspirá-lo a mover-se com intenção, oferecendo experiências únicas em locais icónicos do Porto e de Lisboa”.

A primeira iniciativa da dupla decorreu no passado mês de junho no espaço Immersivus, na Alfândega do Porto. Este mês acontecem mais dois eventos, um dia 17 de julho, no Porto no mesmo espaço, e o outro dia 20 de julho, na Immersivus Gallery, no Museu Mãe d’Água das Amoreiras, em Lisboa.

Durante as duas sessões será possível explorar a prática do ioga rodeado de impressionantes projeções de arte. “Cada evento multissensorial foi projetado para desafiar e inspirar o corpo e a mente em harmonia com os sons, luzes e imagens em movimento da exposição de arte”.

O objetivo é “desmistificar a ideia de que os momentos de desenvolvimento pessoal necessitam de um lugar próprio, ou de uma fuga para a natureza, trazendo à consciência de que o processo é contínuo, e de que temos à nossa disponibilidade o espaço urbano e quotidiano”, explicam.

Para participar numa ou mais sessões basta inscrever-se no site da Sankalpa. As experiências têm preços diferentes, consoante o local e a iniciativa. Os preços começam nos 15€ e podem ir até aos 30€. No final de cada aula irá receber uma toalha molhada com água quente para o ajudar a relaxar e poderá tomar um sumo natural que será disponibilizado gratuitamente.

Cada participante deverá levar o seu tapete, uma toalha e ir equipado. Se está a precisar de renovar o seu guarda-roupa desportivo carregue na galeria para conhecer a nova coleção da Pull&Bear.

ver galeria

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT