Ginásios e outdoor

GVD: a nova loja de desporto de Lisboa é obra de um jovem empreendedor

Rodrigo Gouveia tem 24 anos, é treinador de futsal e arrancou com o negócio online em 2022. Dois anos depois, inaugura o primeiro espaço físico.
Fica em Benfica.

Quando o futuro parecia apontar para uma carreira ligada ao futsal, Rodrigo Gouveia decidiu lançar-se noutra aventura. Com apenas 21 anos, abriu o seu próprio negócio: uma loja de equipamentos desportivos, primeiro online, agora numa versão física. A GVD Lisboa está de portas abertas desde novembro.

Atualmente tem 24, metade deles ligados ao futsal, a modalidade que o apaixona, embora tudo tenha começado “quase por acaso”. “Não tenho uma explicação muito elaborada sobre isso. Até comecei no futebol 11, aos sete anos, mas a minha mãe apanhava imenso frio nos treinos [risos]. Optei, então, por um desporto de pavilhão e o mais parecido com o futebol era o futsal, que pratiquei até aos 16 anos”, começa por explicar à NiT.

Rodrigo acredita que a natureza da modalidade é um dos principais motivos da sua preferência. “O futsal é mais dinâmico e intenso que o futebol de 11. Não há tantos momentos parados, porque podem ser feitas substituições volantes [sem ser necessário interromper a partida, exceto na troca de guarda-redes]. A contagem do tempo é interrompida apenas quando a bola sai de campo. Isso evita que os jogadores fiquem no chão, a perder tempo. Além disso, o futsal exige um esforço maior, pois o campo é mais pequeno e as várias posições requerem movimentação constante”, explica.

Formado em Educação Física e Desporto, com especialização em treino desportivo, Rodrigo saiu do campo literalmente para o banco quando tinha 19, para dirigir a equipa onde tinha jogado, o Clube Desportivo dos Vinhais, em Tires. “A minha carreira como treinador começou na época 2019/20, precisamente no Clube Desportivo dos Vinhais. Depois passei para o Sporting, e desde então, faço parte da equipa técnica, onde sou treinador adjunto dos sub-17”, conta.

A ideia de abrir uma loja online de artigos desportivos surgiu em 2022, “como hobby” e para dar continuidade ao projeto de formação que havia desenvolvido entretanto.  “O nome da empresa [GDV Lisboa] veio da minha primeira iniciativa, que foi abrir uma academia de futsal chamada Geração V, que remete para as equipas de cinco atletas. Algum tempo depois, devido à incompatibilidade de horários, tive de encerrar a academia. Tinha constituído a empresa há cerca de seis meses, decidi procurar alternativas para não fechar e surgiu a ideia de criar uma loja online com a marca JOMA, que utilizava quando jogava futsal”, relata.

Ao fim de dois anos, calçou as sapatilhas e saiu para a rua. Instalou-se no número 13C da Avenida do Uruguai, em Benfica, a 23 de novembro. Agora é o representante na capital da marca espanhola, criada em 1965, em Portillo de Toledo, 70 quilómetros a sudoeste de Madrid. O nome que identifica a loja, JOMA, é o produto da união das duas primeiras letras do nome e apelido de José Manuel López, filho de Fructuoso López, fundador da empresa.  

“Com a abertura da loja, tornamo-nos distribuidores oficiais da JOMA em Lisboa. O nosso espaço tem cerca de 65 metros quadrados e temos ainda uma área dedicada à estampagem no piso inferior. Trabalhamos com vários clubes, aos quais fornecemos equipamentos personalizados com números e símbolos. E também equipamos empresas e colégios. Se um cliente individual quiser personalizar uma T-shirt, é possível”, detalha.

Aquilo que havia começado “por puro entretenimento”, acabou por se tornar num projeto maior, que se tornou na profissão de Rodrigo. “Quando abri a loja online, ainda dava aulas de educação física e trabalhava num ATL, então era mais uma coisa que fazia no tempo livre. Agora, com a abertura do espaço, estou totalmente dedicado a este projeto como o meu trabalho a tempo inteiro. Mas continuo no Sporting, porque os treinos são ao final do dia, o que me permite conciliar as duas coisas.”

Tal como acontece no negócio digital, o espaço só vende artigos JOMA, “marca que lidera o mercado no segmento do futsal”, assegura Rodrigo. A empresa familiar, com quase 60 anos de experiência, começou por produzir sapatilhas especializadas para a modalidade. Atualmente, também se destaca no padel, atletismo e tem ainda uma linha casual. “Nos Jogos Olímpicos de Paris, a maioria dos comités olímpicos estavam equipados pela JOMA”, recorda. 

“Quando decidi criar a loja online, entrei em contacto com várias marcas, mas a JOMA foi a primeira a mostrar-se disposta a apoiar-me no arranque do negócio”, explica o jovem empreendedor.

 
 
 
 
 
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A parceria tem dado frutos, graças à promoção muito ativa da marca nas redes sociais, onde Rodrigo capta a maioria dos clientes. Só agora deu o passo para chegar à rua porque “surgiu a oportunidade financeira”. Porém, reconhece que “não teria sido possível sem o apoio da marca no desenvolvimento da loja”.

Com a inauguração do espaço passou a disponibilizar mais um serviço, a possibilidade de encomendar online e recolher o pedido na Avenida do Uruguai. A abertura recente ainda não permite definir tendências de vendas, mas é provável que o best seller venha a ser o modelo mais vendido online, o Top Flex, pensado para futsal.

Relativamente à escolha da localização, Rodrigo admite ter optado por Benfica por ser uma zona central, com vida de bairro. “É uma área que conheço bem, de fácil acesso e fica a dois minutos de carro do Colombo. Além de ter bastante comércio local e movimento pedonal.” 

Contudo, Rodrigo quer também continuar a apostar nas publicações e transmissões em direto no TikTok e Instagram, para continuar a conquistar (mais) clientes em geografias longínquas, como Suíça, Inglaterra e Brasil — apenas três dos países para onde já enviou encomendas.

Os planos a concretizar num futuro próximo passam pela “expansão da base de clientes e alcançar mais clubes”, com a ambição de que todos utilizem JOMA.

Dada a vasta oferta, os preços variam bastante, desde um par de meias por 5€ até uma raquete de padel por 300€. No entanto, o jovem treinador faz questão de salientar aquela que considera a principal mais-valia da etiqueta: “os nossos preços são mais competitivos do que os das outras marcas, especialmente na relação qualidade/preço. O nosso objetivo é chegar todas as carteiras”.

Carregue na galeria para ver algumas imagens da nova loja de artigos desportivos de Benfica.

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FICHA TÉCNICA

  • MORADA
    Avenida do Uruguai, 13C
    1500-611  Lisboa
  • HORÁRIO
  • De segunda a sexta-feira das 10h às 19h
  • Sabádo das 10h às 13h

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