Toda a gente as conhece e, se ainda não tem umas, provavelmente tem alguém próximo que não as tira dos pés. As adidas Samba, um dos modelos icónicos da marca desportiva alemã, criada em 1949, são um dos seus bestsellers. A sua história remonta a mais de seis décadas, quando foram concebidas pelo fundador, Adolph “Adi” Dassler. Inicialmente, estas sapatilhas foram pensadas para equipar os jogadores de futebol na Alemanha durante o inverno, na década de 50.
A sola possui três ventosas, que maximizam a aderência em campos escorregadios, e vários orifícios, que permitem a ventilação e criam um efeito de sucção, impedindo o deslizamento. O seu design retro conquistou adeptos em todo o mundo e, desde 2021, as Samba voltaram a atingir recordes de vendas. Tudo porque começaram a calçar celebridades como Bella Hadid, Kendall Jenner, Beyoncé ou Frank Ocean — porém, o preço das Samba pode ser um obstáculo para alguns.
No site da adidas, estão disponíveis por 120€, um valor que pode ser considerado elevado. Para quem procura uma alternativa mais acessível, existe um modelo muito semelhante: as VL Court 3.0.
Estas sapatilhas partilham vários pormenores com as Samba, como os tons, a parte superior em couro sintético e a sola de borracha contrastante. As diferenças entre os dois modelos são mínimas e passam despercebidas aos olhos menos atentos. A maior diferença reside no preço: as VL Court 3.0 estão disponíveis online por 50,77€, menos de metade do preço da versão original.
Ambas são perfeitas para looks casuais e, com a chegada do outono, tornam-se um modelo ideal, com cores que se encaixam perfeitamente com o mood da estação. A sua versatilidade permite que sejam usadas em ocasiões mais formais, combinadas com vestidos, saias ou calças de fato.
Carregue na galeria para descobrir oito novos modelos da Nike, de vários estilos e preços.