Ginásios e outdoor

Tem um hula hoop? É o acessório ideal para perder peso e tonificar músculos

Pode ser um brinquedo de miúdos, mas vai ajudá-la a estreitar a cintura, ganhar resistência e muito mais.
O hula hoop pode ser usado para treinar e traz muitos benefícios.

Se pensa que o hula hoop é apenas para miúdos, está errado. Este simples equipamento pode aumentar a diversão no seu treino além de ajudar a queimar calorias e perder peso. Há quem o use para tonificar a zona abdominal e estreitar a cintura, mas os benefícios são muito mais do que estéticos: diminuir o perímetro abdominal e manter o tónus desta zona do corpo é também uma forma de se manter saudável.

Quando se trata de praticar desporto, encontrar algo de que goste é fundamental para fazer da actividade física uma parte regular da sua rotina. Quando um exercício é divertido e está ansioso para o praticar, é mais provável que se mantenha motivado para continuar. Também é útil se a actividade se trouxer mais do que um benefício – e é aí que entra o hula hoop.

A moda parece estar a invadir a Alemanha e há mesmo uma instagramer com mais de 114 mil seguidores, Nadine Sobotzik, que partilha os benefícios dos treinos com hula hoop e demonstra como devem ser feitos. Nadine usa as redes sociais para mostrar como usa o hula hoop — já tem vídeos com mais de um milhão de visualizações no Instagram e 300 mil no Tik Tok.

@nadinesobotzik

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♬ Friday (feat. Mufasa & Hypeman) (Dopamine Re-Edit) – Riton & Nightcrawlers

“Comecei durante a pandemia e agora tornou-se num hobbie que adoro. Posso dançar e treinar ao mesmo tempo”, conta Nadine à NiT. Mas porque será que se tornou tão famoso? Nadine responde que podemos fazer o treino enquanto dançamos ao som das nossas músicas favoritas e até podemos criar coreografias.

Os vídeos de mulheres a dançar e treinar com este arco são cada vez mais frequentes nas redes sociais e Nadine diz que “está a ter muito sucesso porque conseguimos ver os resultados no espelho.” A instagramer tem 27 anos e é professora de Alemão e Política numa escola secundária alemã mas diz que os vídeos que partilha na internet nunca interferiram com a sua profissão e que os alunos “até gostam.”

Quando começou a fazer partilhas com o hula hoop no seu Instagram, despertou bastante a curiosidade dos seus seguidores pela atividade e muitos até começaram a praticar e partilhar a experiência com Nadine: “Depois comecei a partilhar os vídeos no Reels e a comunidade adorou.” Neste momento a professora faz este treino seis a sete vezes por semana durante cerca de 30 minutos e diz que os resultados “são maravilhosos porque além de perder peso, ajuda a estreitar a cintura.”

Mas quais são afinal os benefícios de usar o hula hoop durante o treino?

Queima calorias e ajuda na perda de peso

Criar défice calórico é um dos principais objectivos quando se está a tentar perder peso. Encontrar uma actividade física de que desfrute e que, ao mesmo tempo, queime calorias é uma das melhores formas de o fazer. “Os abdominais e músculos do tronco estão muito mais fortes, além de que perdemos imensas calorias e peso enquanto usamos o hula Hhoop”, explica Nadine Sobotzik.

Segundo a Mayo Clinic, uma organização sem fins lucrativos da área de serviços médicos e de pesquisas médico-hospitalares, o hula hoop é comparável a outras actividades aeróbicas de dança quando se trata de queimar calorias — em média, as mulheres podem queimar cerca de 165 calorias calorias fazendo hula hoop durante 30 minutos.

Aumenta a aptidão cardiovascular

O exercício cardiovascular obriga a um esforço maior do seu coração e pulmões e melhora o fluxo de oxigénio por todo o corpo. Isto, por sua vez, pode diminuir o risco de desenvolver doenças cardiovasculares e diabetes, melhorar os níveis de colesterol, melhorar o funcionamento do cérebro e até reduzir o stress. 

Passar algum tempo a treinar com recurso ao hula hoop vai ajudá-lo a ganhar mais resistência e os resultados aparecem mais rapidamente.

Desafia os seus músculos principais

Se alguma vez usou um hula hoop, então sabe o quanto precisa de mover as ancas para manter o aro à volta da cintura. Para manter o hula hoop em movimento, precisa de fortalecer os músculos do tronco e de ter uma boa mobilidade de ancas. Aprender a usar o hula hoop, e praticá-lo regularmente, é uma excelente forma de treinar os seus músculos abdominais.

Mas não são apenas os seus músculos do tronco que se exercitam com o hula hoop. Os músculos da parte inferior do corpo, incluindo os quadríceps, glúteos e gémeos, também são trabalhados — especialmente se usar um arco com peso. O movimento circular do arco obriga a que usemos todos os músculos das pernas para conseguir segurá-lo na cintura.

Melhora o seu equilíbrio

Ter capacidade de equilíbrio dá-lhe um melhor controlo dos movimentos de todo o corpo e ajuda nas atividades do dia a dia. Também ajuda a melhorar a sua postura, o que a longo prazo traz enormes benefícios. 

De acordo com o American Council on Exercise, qualquer tipo de actividade física que exija boa postura e estabilidade (como é o caso do hula hoop) pode ajudá-lo a manter e melhorar o seu equilíbrio.

Actividade centrada na família

Pode ser um desafio conseguir encaixar o treino entre as solicitações familiares. Entre trabalho, escola, atividades, e tudo o resto que acompanha a parentalidade, o exercício é muitas vezes a primeira coisa a ser abandonada. O hula hoop é uma forma de fazer exercício e passar tempo com a sua família ao mesmo tempo.

O Hula Hoop é o brinquedo de criança que quase toda a gente teve e que ainda se lembram como se faz — uns minutos de treino e já está, é como andar de bicicleta. “O melhor de tudo é que posso treinar com a minha família e divertir-me enquanto perco peso”, afirma Nadine.

Junte a família ou amigos e façam uma sessão de hula hoop em conjunto — os miúdos vão adorar. Pode até fazer deste treino um jogo e ver quem consegue manter o arco à volta da cintura durante mais tempo possível.

Barato e portátil

O exercício com o hula hoop não envolve ter de ir para o ginásio, aulas de fitness cheias de gente, ou esperar na fila para usar uma máquina de cardio. Além disso, é barato e pode fazê-lo praticamente em qualquer lugar, incluindo a sua sala de estar, jardim ou garagem.

“Já tive um Hula Hoop em criança, mas quando comecei a ver os benefícios do treino decidi que estava na altura de comprar um arco na Amazon e experimentar. E os resultados são incríveis”, diz Nadine.

Os treinos com hula hoop têm sido um sucesso no TikTok e a moda está a chegar a Portugal, aos poucos. No mercado nacional ainda encontramos poucas opções para quem quiser aderir à nova moda. Quem não perdeu tempo, foi a Amazon. O Mige Tec Smart Hula Hoop é um caso de sucesso na plataforma. Custa menos de 30€ e pode escolher entre a cor azul e a rosa.

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