Ginásios e outdoor

Alcance: a marca portuguesa que quer pôr toda a gente a correr maratonas

Quando fez uma Cláudia Dias percebeu que estava na hora de criar uma marca que inspirasse outros a atingirem os objetivos.

“A vida dá voltas quando menos esperámos”. Cláudia Dias, 27 anos, sempre adorou desporto. Dançou durante muitos anos e com a entrada no mundo digital o sonho já estava delineado: criar uma marca de roupa desportiva. Porém, durante o caminho encontrou uma nova paixão e após correr uma maratona com apenas seis meses de preparação, decidiu mudar o foco.

A Alcance nasceu no passado dia 9 de julho com o propósito de ajudar quem quer começar a correr e a inspirar aqueles que acham que nunca conseguem. “O nome da marca fala por si”, diz Cláudia Dias à NiT. “Desafiei-me e alcancei os objetivos a que me propus, mesmo que toda a gente me dissesse que estava louca ou que não ia conseguir.”

Cláudia nunca tinha corrido, mas após se desafiar a si própria a correr uma maratona, procurou treinador. Para lhe provar que conseguia correr oito quilómetros numa hora. “Sempre funcionei assim. Quanto mais me diziam que eu não ia conseguir, mais vontade eu tinha de o fazer”, contou à NiT.

Depois preparou-se durante seis meses e lesionou-se várias vezes nesse período, mas no final conseguiu mesmo concluir os 42 quilómetros em quatro horas e 12 minutos. “Foi um dos melhores momentos da minha vida. E consegui provar que tudo é possível”, assume.

No meio do próprio desafio ainda conseguiu convencer a irmã gémea a correr regularmente. “A Glória detestava a corrida. E tudo começou porque ela voltou a treinar e como aquecimento fazia uma corridinha rápida. Mas ela corria muito mal e então, como até estava lesionada, decidi ajudá-la e desafiá-la a fazer 10 quilómetros em menos de uma hora.”

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por Alcance (@shopalcance_)

E foi aqui que começou a pensar em adiar a linha de roupa desportiva e concentrar-se primeiro em planos de treino para quem precisa de ajuda para correr. “Queria empoderar e inspirar outros a conseguirem superar-se”, diz.

Os planos foram feitos em conjunto com Carlos Freitas, que ajudou a jovem natural de Gouveia a preparar-se para a maratona. “É treinador da Run Tejo com formação na área. Isso deu-me segurança para delinear treinos bem-feitos e bem pensados. Depois têm também os meus inputs, resultado da minha experiência pessoal enquanto atleta recente da modalidade.”

O objetivo era criar proposta que toda a gente pudesse fazer, “independentemente do nível, da distância, da idade ou género”. “Em relação ao tempo de cada um, depende sempre da meta que a pessoa quer fazer. Temos alguns que duram 10 semanas e outros mais longos, como a preparação para uma maratona que envolvem treinos que duram 12 a 16 semanas. Mas são todos adaptáveis”, revela.

A par do treino em si, cada plano tem também vídeo de alongamentos específicos para corrida, guias de ritmo, dicas de hidratação, de como suplementar ou tomar o gel de recuperação durante a corrida. “É tudo pensado para que quem nunca correu não fique com dúvidas”, explica Cláudia Dias.

Quem quiser experimentar pode comprar os planos através do site da marca e os preços variam consoante o objetivo. O plano “Começar”, pensado para quem quer passar de caminhar para correr dura 10 semanas e custa 47,50€. Já o chamado “10 KM abaixo de uma hora”, feito pela irmã da Cláudia, custa 65€. Têm ainda duas propostas para percursos mais longos, o de preparação para uma meia-maratona e o da maratona e custam 80€ e 119,99€, respetivamente.

Em agosto será lançada a segunda vertente da Alcance. “Ainda não posso adiantar muito, mas será algo relacionado com os desafios.” Contudo, a coleção de roupa desportiva também irá acontecer. “Deixámos para último, porque é um processo mais demorado, mas será a terceira vertente da marca”, garante.

Carregue na galeria para conhecer os planos detalhados.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT