Ginásios e outdoor

AllTrails: a aplicação de caminhadas foi atualizada (e está melhor do que nunca)

Lançada em 2010, conta com mais de 65 milhões de utilizadores e contem informações sobre trilhos de todas as partes do mundo.
Teve recentemente uma atualização.

Desde o seu lançamento, há cerca de 14 anos, que a aplicação AllTrails tem acumulado cada vez mais sucesso. Atualmente, contem informações detalhadas sobre mais de 400 mil trilhos, é utilizada por cerca de 65 milhões de pessoas (das quais mais de 1 milhão são utilizadores premium), e tem lucros anuais que rondam os 75 milhões de euros.

Em 2023, foi considerada pela Apple como a melhor app para o iPhone. Desde essa altura já sofreu uma atualização significativa, implementada no dia 10 de junho. “É a maior da plataforma, desde a fundação da empresa em 2010”, revelou Ron Schneidermann, o CEO do aplicativo. Talvez tenha sido este o fator que fez com que pelas redes sociais não se fale de outra ferramenta que ajude todos os fãs de desporto ao ar livre.

“A AllTrails existe para ajudar as pessoas a descobrir e aproveitar a vida ao ar livre. Adoro que as barreiras para o exterior sejam muito baixas – para caminhar basta um par de sapatos resistentes. E nós ajudamos a remover outros obstáculos que existam, dando às pessoas o que precisam para se sentirem seguras e confiantes nos seus passeios”, referiu o diretor.

Para quem ainda não conhece esta aplicação saiba que assim que entra nela, são logo mostradas várias opções de trilhos perto da sua localização, uma vez que funciona por sistema de proximidade. Ainda assim, caso queira preparar uma caminhada do outro lado do mundo, também é possível, visto que existem sugestões de percursos para todos os países.

Pode descarregar mapas e utilizá-los offline, receber alertas caso se esteja a enganar no percurso, ficar a par de vários factos e pormenores sobre o sítio que está a visitar e até ter recomendações detalhadas para os visitantes.

No caso de estar no meio de um parque natural, por exemplo, vai ser indicado o número total de hectares, quais os horários de funcionamento, se existem taxas que tem de pagar e os níveis de acessibilidade.

Hoje em dia, quando está a estudar o trajeto que pretende fazer, existem várias informações importantes que lhe são transmitidas. Para um acesso mais rápido, as consideradas como essenciais estão logo no princípio da página, como é o caso do comprimento (número de quilómetros), do ganho de elevação, das estimativas do tempo de conclusão, da classificação de dificuldade e se é um caminho de ida e volta ou circular.

Uma das atualizações mais recentes, e que mais tem agradado os utilizadores, é o indicador de mosquitos. “Deixem-me dizer que nada pode arruinar uma caminhada como ser atacado por todo o tipo de insetos, algo que me acontecia antes e que agora este recurso pode impedir que aconteça”, pode ler-se numa review feita por uma das assinantes.

No fundo, esta nova ferramenta conta com um mostrador que indica se a atividade de mosquitos no trilho que vai percorrer é “nenhuma”, “baixa”, “alguma” ou está no “pico”. Desta forma é fácil saber se precisa de levar o repelente consigo ou se é seguro deixá-lo em casa.

Outra das novas funcionalidades disponíveis foi conseguida com o recurso à inteligência artificial. Para que não tenha de perder tempo a ler todas as críticas e comentários que outras pessoas fizeram sobre um determinado trilho, está agora ao dispor de todos um resumo que engloba todos os pontos mencionados (e que lhe vai poupar bastante trabalho de pesquisa).

Contagem de calorias, alertas de temperatura, saber como está o estado do solo e fazer um diário virtual das suas experiências são outros dos recursos presentes nesta aplicação. No momento da escolha do trilho, para ir ao encontro daqueles que têm as características que mais valoriza, também existe um sistema de filtragem que o vai ajudar. Pode optar por “pedir” para lhe indicarem aqueles que pode fazer com os miúdos, com animais, os que passam por cascatas, florestas, rios, e até as “principais joias escondidas”.

Ainda assim, o fator que faz com que muita gente opte por esta app, em vez de outras, é o facto de ter acesso à visualização em 3D da caminhada, através de um mapa de satélite. Pode sempre aumentar e diminuir o zoom nas áreas de interesse conforme desejar, e desta forma ter uma noção real daquilo que o espera. 

Caso não esteja 100 por cento convencido, está sempre disponível uma galeria de fotos que agora foi melhorada. Anteriormente, os utilizadores passavam por todas as fotos que os utilizadores tiravam durante os seus passeios, agora passou a ser feita uma filtragem com base na densidade de pixels, exposição, saturação e localização da imagem.

Neste upgrade também foram priorizadas as imagens tiradas recentemente, para transmitir melhor as condições atuais dos trilhos. É ainda possível ver fotografias de diferentes pontos do percurso e como é aquele local nas diferentes estações (caso esteja a preparar uma viagem com muita antecedência).

Neste momento, a AllTrails relançou o seu recurso de segurança Lifeline, agora nomeado de Live Share. Permite gerar um link com detalhes sobre o percurso, horário previsto de chegada e localização em tempo real antes de uma caminhada e partilhá-lo com alguém, para que se sinta mais acompanhado, de certa forma.

A aplicação pode ser utilizada de forma gratuita, mas desta forma há alguns dos recursos mencionados a que não vai ter acesso. O preço da subscrição premium é de 29,99€ por ano (2,50€ por mês) e está disponível para todos os androids e iOS.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT