Ginásios e outdoor

Aos 93 anos escalou uma montanha com mais de 2 mil metros. “É teimoso como uma mula”

Acompanhado do filho e da neta, o professor reformado de teologia decidiu cumprir mais um desafio. E conseguiu.
As três gerações de Kalins.

Everett Kalin é apenas o último a provar que a idade é apenas um número. Quando celebrou o 91.º aniversário decidiu experimentar o paraquedismo. Aos 93 anos, o professor reformado de teologia, tornou-se no homem mais velho a completar a escalada da montanha Half Dome, em Yosemite, nos EUA.

O idoso conseguiu completar o trilho que leva ao topo da montanha, a 2682 metros de altura, numa caminhada que, segundo o site do Serviço Nacional de Parques dos EUA, é “emocionante e árdua”. Ao todo, Kalin percorreu cerca de 25 quilómetros, com declive acentuado.

A ideia surgiu “do nada”, explicou o norte-americano à ABC News. Contou à esposa o que tencionava fazer, e embora surpresa, a mulher mostrou imediatamente o seu apoio. O filho, Jon, de 57 anos, e a neta, Sidney, de 19, não quiseram ficar de fora da aventura e subiram com o pai e avô até ao cume do Half Dome.

Kalin orgulha-se da sabedoria dos seus anos de vida, bem como da sua antiga carreira como professor de teologia. Como tal, sabia que não devia lançar-se sem preparação. Treinou vários meses, subindo as escadas do prédio de 17 andares onde vive, em Oakland, e fazendo caminhadas em torno do lago da região.

“Não me tinha apercebido do quão complicado seria, especialmente na minha idade”, confessa Kalin. Para o agora recordista, a parte mais difícil da caminhada foi a sub-cúpula, que é íngreme e escorregadia e não tem cabos para as pessoas se agarrarem. O filho Jon Kalin disse ao “SF Gate” que não o conseguiu parar.

“É teimoso como uma mula. Quando ele se propõe a fazer alguma coisa, vai fazê-la”, disse o filho. “Provou que estava errado a cada passo do percurso.”

A possibilidade de trovoada ameaçava cancelar a caminhada, mas as três gerações de Kalins tiveram sorte e conseguiram chegar ao topo. Quando lá chegaram, todos os outros montanhistas celebravam o feito inédito de Everett.

“Havia lágrimas nos olhos de toda a gente”, disse o jovem Kalin. “Era como se fossem paparazzi, toda a gente a tirar vídeos e fotografias. Foi irreal. Estou a engasgar-me só de falar nisso agora. O facto de poderem vê-lo fazer isto gerou muita alegria e inspiração.”

@sidneykalin

July 18th, Everett Kalin became the oldest known person to climb Yosemite’s Half Dome at 93 years old. Words cannot describe how proud I am. Opa, it was an honor to take on this trip with you. I hope this stands as a lesson to everyone that you are never too young or old to achieve your dreams.

♬ M83 Outro Versaille Intro – yaten82

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT