Ginásios e outdoor

As competições de Swimrun regressam a Portugal em setembro

Ferreira do Zêzere e Entre-os-Rios são alguns dos locais por onde vai passar o percurso. As inscrições já abriram.
É uma modalidade pouco conhecida em Portugal.

Aos poucos, o desporto começa a regressar à normalidade possível neste bizarro 2020. Desta vez foram as competições de Swimrun a anunciar o regresso a Portugal a 6 de setembro, com percursos que passam por alguns dos lugares mais bonitos do País. A terceira edição do Zêzere SwimRun vai começar no Miradouro do Cristo Rei, no concelho de Abrantes, passando pela Grande Rota do Zêzere e pelas aldeias das Fontes e do Souto, que têm vista para a Barragem de Castelo de Bode. A prova termina na Praia Fluvial da Aldeia do Mato. 

Esta edição vai ser também uma etapa do Head Swimrun Series em Espanha, pelo que é esperado uma maior participação de atletas espanhóis e que vão compor ainda mais o cenário. As outras competições da modalidade vão acontecer em Entre-os-Rios, a 20 de setembro, em Machico (Madeira), a 10 de outubro, e terminar em Monsaraz, a 25 de outubro. 

Aliado às temperaturas quentes habituais no final do verão e à temperatura da água amena — entre 20 e os 25 graus —  a situação é a ideal para esta competição. A água doce traz menos flutuabilidade, mas acrescenta um fator de segurança por se tratar de uma barragem. Ainda assim, o percurso é exigente e os participantes vão ter que gerir o esforço ao longo do percurso.

As inscrições estão abertas até ao dia 1 de setembro, mas a primeira fase termina já no próximo dia 6 de agosto. Qualquer pessoa pode inscrever-se.nas competições, que vão ser divididas em duas distâncias. Por um lado, a distância Sprint que faz com que os participantes percorram dez a quinze quilómetros. Por outro lado, a distância Standard que tem o comprimento de 25 a 30 quilómetros. 

A modalidade surgiu em 2006, quando a prova “Otillo” (que significa de Ilha para Ilha) teve lugar pela primeira vez na Suécia. O SwimRun resultou de uma aposta entre amigos, que aceitaram o desafio de correr ao longo das várias ilhas do Arquipélago de Estocolmo, nadando entre elas numa distância total de 75 quilómetros, dos quais 10 são de natação em águas abertas.

 

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

NiTfm

AGENDA NiT