Ginásios e outdoor

As imagens e vídeos incríveis da onda de 35 metros na Nazaré

Pelas lentes de fotógrafos, curiosos e até em reportagens de órgãos de comunicação internacionais. A onda de Hugo Vau está por todo o lado.

Foto retirada do site da Câmara Municipal da Nazaré.

Na passada quinta-feira, 18 de janeiro, as redes sociais foram inundadas por fotografias de uma onda gigante. Parecia uma imagem retirada de um filme, mas não. Foi real e em Portugal, mais especificamente na Praia do Norte na Nazaré. Lá no meio, embora mal se veja, está Hugo Vau, que pode ter ultrapassado o recorde de Garret McNamara.

Embora ainda não haja dados oficiais, tudo aponta para que o surfista português tenha surfado uma onda de 35 metros. Lembre-se que o recorde de McNamara é de 23,8, em 2011, na mesma praia.

Naquele dia, a revelação foi feita por Jorge Leal (membro da equipa do surfista português) através da página de Instagram. “Hoje vi provavelmente a maior onda surfada na Nazaré por @hugovau no maior swell de sempre!”, lê-se na descrição do vídeo, que já tem mais de 12 mil visualizações e 1800 gostos.

O surfista português esteve com equipa durante “cerca de três horas na praia do Norte devido às condições adversas”, explica em entrevista à SIC. Além disso, terá tentado entrar antes em cerca de cinco ou seis, mas teve sucesso devido ao vento. No final, acabou por surfar aquela que é considerada há sete anos como a “Big Mama”.

“Estávamos à espera desta onda há sete anos. No local onde esta onda rebenta e a forma como rebenta é algo fora do normal, é um fenómeno que acontece muitas poucas vezes aqui na Praia do Norte”, conta Hugo Vau à TSF.

“A gente está em dúvida do que é mais impressionante nessa foto: se é o tamanho da onda, se é o surfista”, escreve o jornal brasileiro “O Globo” na sua conta de Instagram, que tem quase um milhão de seguidores. Já o jornal italiano “La Repubblica” fala de um impressionante “novo recorde”.

#Portogallo, l'#onda mostruosa da 35 metri a #Nazaré: potrebbe essere nuovo record. E' difficile – diciamo pure impossibile – distinguere l'atleta che cavalca questo muro d'acqua alto 35 metri. Ma a giudicare dalle testimonianze dell'autore del video e del suo team, pare che sia il portoghese Hugo Vau il surfista riuscito a domare l'incredibile onda. Il filmato, verificato dalla World Surfing League, è ora al vaglio del Guinness dei primati per confermare la presunta altezza dell'onda. Nel caso fossero confermati i 35 metri, sarebbe l'onda più alta di sempre mai cavalcata. L'attuale record, fissato sempre a Nazaré, appartiene a Garrett McNamara: nel 2011 riuscì a prendere un'onda alta 23 metri #repgram #repfoto #instaphoto #sea #nature #amazingphoto #record #guinnessworldrecord #surf #pickoftheday

A post shared by la Repubblica.it (@larepubblica) on

A avaliação do recorde será feita pela World Surf League, que atribui o prémio das maiores ondas surfadas. Caso se confirme, será enviado para o Livro dos Recordes do Guinness para validação.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

Novos talentos

AGENDA NiT