Agora que os dias começam a ficar solarengos, as melhores propostas de entretenimento são na rua — e não há nada melhor do que fazer uma caminhada numa paisagem deslumbrant. Para este sábado, 18 de março, a GreenTrekker criou uma atividade especial que o vai levar a conhecer três rios diferentes do Médio Tejo.
O percurso começa pelas 9h30 junto à abandonada fábrica de papel da Matrena, em Tancos. O trilho segue junto ao rio Nabão através de um vale onde encontrará vários testemunhos seculares da presença humana, nomeadamente moinhos e construções deixadas ao esquecimento. Seguirá depois em direção à foz e ao encontro com o rio Zêzere, onde observará a vida animal e as plantas que ali residem. A organização garante que este é um dos pontos altos da caminhada.
Depois de momentos de contemplação, andará junto ao leito do rio, chegando depois à foz do Zêzere onde terá como pano de fundo a vila de Constância. A partir daí vai seguir o curso do rio Tejo, entre miradouros naturais e trilhos escondidos na vegetação. Depois de passar pelo castelo de Almourol, vai regressar a Tancos.
No total, o percurso tem 20 quilómetros e demorará cerca de sete horas e meia até o concluir. O grau de dificuldade é exigente, sendo necessária experiência prévia em caminhadas. Além disso, os participantes devem ter boa forma física e apenas se podem inscrever aqueles com 14 anos ou mais. A atividade tem um custo de 25€. Pode reservar o seu lugar através do site.