Hoje pode parecer apenas mais uma prática de bem-estar mas, durante muitos anos, ir às termas servia para cuidar da saúde. A tradição secular caiu em desuso com o avanço da medicina no século XX, mas eram consideradas como forma de tratamento para diversas maleitas, desde problemas de pele a condições respiratórias. Que Chaves é uma zona com uma forte tradição nesta área, já se sabe. A novidade mais recente é que foram criadas piscinas termais ao ar livre.
O Município de Chaves inaugurou o novo Complexo Termal Aquae Salutem, integrado no Balneário Termal, no passado sábado, 22 de março, Dia Mundial da Água. As termas, apontadas como “a água que cura” estão situadas a céu aberto e apresentam-se como um espaço de bem-estar. Com um circuito hidrotermal diversificado, a nova atração oferece uma ampla oferta de serviços e tratamentos.
O espaço garante trazer um conceito diferenciador, pela abordagem que destaca um “circuito hidrotermal imersivo”, cujo propósito é “proporcionar uma experiência completa de relaxamento e bem-estar”.
As novidades do centro incluem as Piscinas Hidrodinâmicas, que funcionam a céu aberto, e que são alimentadas pelas águas naturalmente quentes, a 76 graus, que potenciam os benefícios terapêuticos deste recurso natural.
O circuito inclui ainda sauna e banho turco, assim como duches sensoriais, com efeitos sonoros e oscilações térmicas que incluem e Fonte de Gelo. Desta forma, estimulam os sentidos e promovem um estado de profundo relaxamento, como garante o espaço.
O complexo tem capacidade para 104 pessoas. Resulta de um investimento total de 2,4 milhões de euros, financiado pelo Programa Operacional Regional do Norte, e está integrado nas já existentes Termas de Chaves. O novo espaço foi construído através da requalificação de parte do antigo edifício, que também recebeu novos locais de relaxamento, balcões de atendimento e balneários.
O novo centro garante vir reforçar a já reconhecida oferta de serviços de saúde e bem-estar, que recorrem às águas termais em Chaves, pretendendo dinamizar setores estratégicos, como a hotelaria, a restauração e o comércio local.
Se quiser experimentar, as reservas podem ser feitas online, com diversas combinações de serviços. Durante a época baixa, os preços começam nos 25€, para utilizar a sauna ou o banho turco por 15 minutos, e a piscina por 30. Por 45€ pode utilizar a sauna ou o banho turco por 15 minutos, e receber uma massagem geral por 30.