As sapatilhas vieram mesmo para ficar. Os modelos mais desportivos não só entraram nas nossas vidas devido ao seu conforto e funcionalidade, como também se apoderaram de todos os nossos outfits, tornando-os mais cool e modernos. Quer seja com jeans, saias ou fatos da moda, não há dúvida de que encontrará sempre um par para combinar com o que quer que decida vestir. Mas existem alguns modelos que vão marcar particularmente o ano.
Provavelmente já as teve no seu armário de épocas passadas e fez bem em mantê-los, porque as Nike Blazer Mid ’77 estarão de volta em 2023. Na primavera de 1973, os designers da Nike foram desafiados com uma tarefa ambiciosa: a de desenvolver um novo modelo de sapatilhas para os jogadores de basquetebol. O resultado deste desafio foi o lançamento de um dos modelos mais populares da história da empresa.
Quando a Nike criou as Blazer, a marca tinha apenas nove anos. O nome do modelo foi atribuído em homenagem à equipa da NBA Portland Trail Blazers. Adoradas pela sua simplicidade, as Nike Blazer eram dos sapatos mais avançados tecnologicamente para o basquetebol da época.
Contudo, para se poder ver o modelo em campo, a Nike escolheu a estrela da NBA George “The Ice Man” Gervin para as estrear. Na altura jogava nos San Antonio Spurs.

Conhecido pela sua atitude fria em campo, este ícone do desporto aproximou as sapatilhas dos holofotes, ajudando a Nike a solidificar para sempre a sua relação com o basquetebol.
Nos anos 90, os skaters gravitaram em direção aos modelos da insígnia, como as Dunk, as Air Jordan e as Blazer, muito por causa das suas silhuetas elegantes e com solas duradouras. As Nike Blazer estavam entre os modelos mais populares para os fãs das tábuas com rodas devido à forma como a sola de borracha vulcanizada se colava à fita adesiva da sua prancha. A pesada camurça e a parte superior em couro ajudavam, por outro lado, a suportar o desgaste da patinagem ao mesmo tempo que protegiam os pés nas quedas.
O modelo atual tem a parte superior em pele incrivelmente trabalhada e adapta-se elegantemente ao pé. A combinação de materiais premium num estilo retro arrojado colocam as sapatilhas no segmento mais luxuoso da marca.
As Nike Blazer têm aquele aspeto mais antigo que é, atualmente, tendência. O preto do logo contrasta com o branco do resto das sapatilhas, é um look clássico e intemporal. “A espuma exposta na língua e o acabamento especial na sola intermédia fazem com que pareçam retiradas de livros de história”, destaca a Nike.
São consideradas um modelo premium, produzidas com materiais nobres, e quando compradas no site da marca é possível personalizar e tornar as sapatilhas únicas. Um pormenor que deixa qualquer fã de sneakers fascinado. Estão à venda no site oficial da etiqueta desportiva por 109,99€, entre os tamanhos 35,5 e 44,5.
Também existem em versão com plataforma (com uma sola de cerca de quatro centímetros), que não só acrescenta altura, mas também pontos de estilo. Em 2023, o retro está in. Os designs dos anos 70 vão estar em alta entre as tendências de 2023 e isto estende-se ao calçado desportivo.
A NiT reuniu uma lista de sugestões com outros modelos que também prometem fazer sucesso esta estação. Existem modelos com padrões berrantes, mas que trazem um novo arrojo a qualquer visual. Por outro lado, tem algumas opções mais discretas — ideais para serem usadas tanto no ginásio, como no dia a dia (sejamos sinceros, a maior parte do calçado que compramos para praticar exercício físico pode muito bem ser usado numa ocasião mais casual, ou até formal). Carregue na galeria para os descobrir.