Dias longos e temperaturas amenas são um convite a passar mais tempo ao ar livre, principalmente para quem gosta de fazer atividade física fora de quatro paredes. O que não faltam são opções de locais para fazer ótimas caminhadas por todo o País. Percursos curtos ou longos, urbanos ou campestres, com elevada ou baixa dificuldade, há opções que se adequam ao gosto de cada um. No entanto, para quem se aborrece facilmente, há também propostas divertidas que combinam o exercício com outro tipo de experiências.
É o caso da iniciativa “Rota da Cereja” proposta pela Caminhadas Smile, empresa de animação turística e agência de viagens responsável pela organização de eventos na natureza. A caminhada vai combinar um passeio entre as paisagens da Cova da Beira com a apanha da cereja do Fundão.
A atividade, que está marcada para 29 de junho, domingo, irá disponibilizar a deslocação de autocarro para a Cova da Beira. O ponto de encontro é no Campo Grande, Lisboa, às 7h15, e a viagem terá uma duração de duas horas e meia.
O percurso tem seis quilómetros e começará às 10h30. Os participantes visitarão também diversos miradouros para ficarem a conhecer a paisagem local. A primeira paragem, durante a caminhada, será para visita a Casa da Cereja em Alcongosta, onde poderão provar vários licores e ainda aguardente feitas com a cereja do Fundão.
Depois de uma pausa para almoço, haverá um breve passeio pela Alcongosta, antes de se deslocarem para cerejal, onde poderão apanhar as ditas cerejas diretamente da árvore e prová-las.
Para o fim da tarde está marcada uma visita ao centro de seleção e embalamento da cereja. Ao longo da atividade, poderá também provar compota de cereja, bombons de chocolate e cereja e pastéis de cereja.
O regresso a Lisboa tem previsão de chegada para as 20 horas. É ainda aconselhado pela organização que leve bom calçado, roupa adequada às condições meteorológicas, um almoço nutritivo e água. No final, cada participante poderá levar dois quilos de cereja para casa.
A atividade contará com a presença de guia e as inscrições podem ser feitas online. O custo da experiência será de 105€, para aqueles que quiserem usufruir do autocarro, e 65€, para quem preferir ir ter diretamente a Alcongosta.
