Atualmente, as Corridas de São Silvestre são das mais procuradas por milhares de atletas que gostam de participar em eventos desportivos urbanos, onde o convívio é um dos motes. O que muitos pode não saber é que esta iniciativa é já centenária e foi criada no Brasil.
A primeira edição, realizada em 1925, contou com apenas 48 participantes, só homens, num percurso de 8,8 quilómetros. A prova nasceu por iniciativa do jornalista e advogado Cásper Líbero, depois de, numa viagem a Paris, ter assistido a uma corrida noturna em que os atletas carregavam tochas. Decidiu, então, organizar uma semelhante no seu país. A corrida aconteceu no último dia do ano, ganhando o nome do santo dessa data, São Silvestre (em homenagem ao Papa Silvestre, que faleceu nesse dia, no ano 335 depois de Cristo).
O sucesso foi tal, que Líbero decidiu replicar o conceito também na Europa. Na década de 70 trouxe-o para Portugal, deixando os atletas rendidos ao ambiente que se vive durante a prova. Estava criada a tradição que, até hoje, marca a agenda desportiva de final de ano, onde amadores e profissionais se reúnem para percorrer as ruas das cidades, decoradas com as tradicionais iluminações natalícias.
Hoje em dia, as Corridas de São Silvestre acontecem em diferentes localidades e são realizadas normalmente entre dezembro e início de janeiro, sempre no período da noite. Os fãs do evento podem organizar o calendário para conseguir participar em várias provas, num verdadeiro roteiro desportivo de norte a sul do País e ilhas. Ao todo, são 10 quilómetros de corrida ou, se preferir, cinco de caminhada.
As primeiras provas começam no final de novembro. No dia 22, há uma corrida em Vila Verde, no distrito de Braga. No fim de semana seguinte, a São Silvestre já é dedicada ao Natal, em Santa Maria da Feira, a partir das 21 horas.
A partir daí, há corridas todos os fins de semana, com várias opções espalhadas pelo País. Logo no primeiro dia de dezembro acontece a São Silvestre em Ermesinde, no Porto. Depois, no dia 6, há eventos em Mozelos, Aveiro, Barreiro, Barcelos, Santo Tirso, Esmoriz, Tancos e Faro.
No sábado seguinte, 13 de dezembro, as corridas acontecem em Ponta Delgada nos Açores, Coimbra, Almada, Viana do Castelo, Gondomar, Oliveira de Frades, Alcácer do Sal e Vila Nova de Santo André.
No domingo, 14 de dezembro, é dia da tradicional São Silvestre El Corte Inglés em Lisboa. Batalha, Guarda e Arrifana também vão receber a festa nessa data. As provas da Lourosa, São Pedro do Sul, Torres Novas e Seixal estão marcadas para 20 de dezembro e Braga para dia 21.
Já a aproximar-se mais do final do ano, e nos dias após o Natal, pode participar nas São Silvestre da Golegã a 26 de dezembro, Almeirim, Lisboa (com o patrocínio do Lidl), Mirandela e Viana do Castelo a 27 de dezembro e Porto a 28 de dezembro.
A fechar o ano em grande, na Amadora, está aquela que é a mais tradicional e antiga corrida. Realiza-se a 31 de dezembro com a partida marcada para as 18 horas. As inscrições abrem em breve.
Pode conhecer o calendário das São Silvestre no site Portugal Running, um portal dedicado às corridas. Lá também tem as ligações que permitem aceder à área de inscrição de cada uma das provas.
Carregue na galeria para conhecer outras provas em que ainda se pode inscrever até ao final do ano.

LET'S ROCK






