Ginásios e outdoor

No novo ginásio premium de Aveiro pode treinar com vista para a ria

É o terceiro ginásio inaugurado por Raul Lemos, campeão europeu e do mundo de kickboxing.
Abriu em novembro.

Com 18 anos, Raul Lemos foi campeão europeu de kickboxing em 1995, o mesmo em que, em parceria com Mário Neves, decidiu abrir o próprio espaço fitness para ter onde treinar sempre que quisesse, o Knock-Out, em Aveiro. Nessa altura era uma coisa pequena, mas que foi crescendo com o tempo. Passados dois anos ganhou o título de campeão mundial e uma maior carteira de clientes. Uma delas era Luciana Cipriano, que já conhecia dos tempos de escola, mas com quem haveria de casar —  e anos mais tarde abrir um projeto em conjunto.

“Eu já andava no ginásio desde 1995 e em 2000 juntei-me e comecei a dar lá consultas de nutrição e a ajudar na gestão. Neste primeiro espaço, que ainda hoje existe, temos um conceito mais de health club, com piscina e aulas para bebes e idosos. Em 2015 abrimos uma box de crossfit, a Power Center/BOX3810, que se focava mais na musculação e nesta modalidade em específico. Agora, a 1 de novembro inauguramos o Avenida Fitness by KO”, começa por contar Cipriano, de 47 anos, dona do projeto, em conjunto com o marido.

O mais recente investimento aconteceu por mero acaso. A nutricionista começou a dar consultas no centro da cidade e reparou que não existia nenhum espaço de fitness premium na zona. Sentia que nada combinava a essência de todo o ambiente envolvente, desde o rio aos barcos, e foi assim que começou a “chatear” Raul com a ideia.

A busca por um lugar que cumprisse os requisitos necessários fez com que encontrassem uma antiga loja grande, com cerca de 600 metros quadrados, logo em 2018. O projeto ficou em standby e depois com o aparecimento da pandemia tudo ficou adiado. Em 2023 decidiram reinvestir na ideia e foi aqui que começou todo o processo de obras e renovação.

“Temos uma sala grande, onde está toda a área de musculação com máquinas da marca Technogym e depois há dois estúdios de aulas de grupo, onde há aulas de cycling, modalidades, localizada, balance, pump, dança e Pilates (entre outras), sendo que estas duas últimas são as mais procuradas. Ao todo temos mais de 50 aulas disponíveis por semana”, refere Bruno Martins, de 29 anos, o diretor técnico do espaço.

A linha de aparelhos é muito abrangente e chega a todos os grupos musculares. “Queremos que as pessoas tenham opção de escolha e por isso tentamos que tudo corresponda ao máximo às suas expetativas. Por exemplo, na hora de almoço temos sempre mais do que uma sugestão disponível, uma mais calma e outra mais ativa, como o cycling e o Pilates. Assim, consoante o mood, cada pessoa pode optar.”

Todos os atletas têm acesso a uma aplicação do ginásio onde podem consultar o seu plano de treino e vídeos explicativos de cada exercício. “Embora tenhamos esta facilidade, há sempre profissionais disponíveis na sala capazes e prontos para ajudar em qualquer dúvida ou questão. Todos os meses também é feito um briefing para perceber como está a correr a evolução de cada um e se é preciso fazer alguma adaptação”.

Quem pretender um solução mais personalizada pode recorrer ao serviço de PT, que cria programas de treino personalizados adaptados aos objetivos, níveis de aptidão física e patologias de cada cliente.

O ambiente em nada se parece com o dos dois espaços já existentes. A banda sonora é mais calma e tudo é feito com uma vista panorâmica sobre a ria, com muita luz natural. “O nosso ginásio foi cuidadosamente concebido para oferecer aos nossos clientes um espaço moderno, elegante e acolhedor, onde se sentirão em casa. Cada detalhe foi pensado para estimular os sentidos e promover o bem-estar físico e mental. A decoração é composta por tons de madeira escuros, um tom branco taupe e os elementos em preto. Além disso, os balneários estão equipados com seis cabines de duche e cacifos com um código digitalizado, por isso as pessoas não têm de se preocupar com nenhuma chave ou cadeado. Há ainda uma televisão e secador e alisador de cabelo”, refere a proprietária.

“Uma das nossas principais características é a de nos preocuparmos de facto com a saúde dos nossos clientes. Não queremos que eles venham, utilizem as máquinas e que depois vão embora. Todos são acompanhados e têm um plano de treino físico, que é renovado a cada três meses, e também uma avaliação da composição corporal inicial”, conta Bruno. “A parte engraçada é que atualmente a minha clínica (a Clínica de Nutrição de Aveiro) é na porta do lado do ginásio, abrimos em 2022. Isto permite-nos fazer uma simbiose muito interessante. Lá tenho serviços de fisioterapia, medicina desportiva e nutrição. Todas as consultas são mais baratas para os sócios”, admite a nutricionista.

Tem um custo de 15€ por semana, valor que dá livre acesso não só a este espaço como também ao Power Center/BOX3810 e ao Knock-Out, podendo assim escolher qual é aquele que quer frequentar em cada dia. Todos ficam próximos uns dos outros e oferecem tipos de serviços diferentes, o que no total significa que tem acesso a cerca de 200 aulas por semana. Existe ainda a possibilidade de comprar uma diária com o custo de 20€.

Carregue na galeria para conhecer melhor o novo espaço fitness de Aveiro.

FICHA TÉCNICA

  • MORADA
    Av. Dr. Lourenço Peixinho 42 – E
    3800-159 Aveiro
  • HORÁRIO
  • De segunda a sábado, das 6h30 às 21 horas

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT