Ginásios e outdoor

Avó de 82 anos pedalou seis horas até ao topo de uma montanha para ajudar Gaza

A idosa fez uma etapa da Volta à França no Mont Ventoux para angariar dinheiro para ajudar o povo palestino.
A avó de seis netos tem 82 anos.

A idade é apenas um número — pelo menos para Anne Jones. A britânica de 82 anos acabou de concluir uma das etapas da Volta à França em bicicleta: pedalou 20 quilómetros até ao cimo do Mont Ventoux para ajudar os palestinianos.

Enfrentou chuva, granizo, vento, frio e demorou seis horas a completar a prova que a levou até ao cume da montanha, ou seja, a cerca de 1.910 metros de altitude. O objetivo? Ajudar o povo palestiniano que continua a sofrer na Faixa de Gaza. Antes de começar a pedalar em direção ao topo do monte já tinha angariado cerca de 15 mil euros.

Jones foi voluntária toda a sua vida. Já passou pela Roménia e pela Índia e atualmente dá aulas de inglês os refugiados em Calais, a cidade francesa onde vive. A britânica, natural de Londres, conheceu Chris Rose, diretor da fundação Amos Trust, que recolhe doações para os mais carenciados no ano passado. Foi Rose que lhe apresentou a montanha conhecida como a “Besta da Provença” durante uma viagem de bicicleta. Inspirada pelo momento, decidiu aventurar-se a subi-la.

Anne admitiu que sentia “responsabilidade” de fazer algo pelo povo da Palestina. “Prefiro usar o meu tempo dessa maneira do que torcer as mãos em desespero e angústia”, escreveu na altura em lançou a recolha de doações. “Mais de 11 mil crianças palestinas mortas são 11 mil a mais, assim como cada israelita morto é um a mais”, completou.

A avó de seis netos mostrou-se “encantada” por ter completado a façanha e espera que isso mude as “suposições” que as pessoas fazem quando veem “um rosto velho”.

“Quero encorajar as pessoas a irem lá”, sublinhou a psicoterapeuta e assistente social reformada. “Há muitas pessoas que chegam aos 65 anos e pensam que isso significa que já não podem fazer coisas, mas a minha mensagem é que podem”, explicou à BBC.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT