Ginásios e outdoor

Bastam 5 minutos de ioga para libertar o stress

No Dia Internacional do Ioga, a NiT e a instrutora de ioga Susana Vie sugerem-lhe três exercícios matinais para estar relaxado o resto do dia.

É importante praticar estas técnicas com frequência para obter resultados

O ioga é uma prática que ajuda a fortalecer o corpo e a recuperar energias, mas não só. Esta modalidade também melhora a disposição e a concentração, e pode ser a fórmula perfeita para libertar o stress. Como? Através da respiração. E não precisa de mais do que cinco minutos.

“Uma das coisas mais importantes que se aprende no ioga é como respirar e esta modalidade tem uma ligação direta com as emoções”, começa por explicar à NiT Susana Vie, instrutora de ioga.

Quando estamos mais stressados, por exemplo, a nossa respiração torna-se mais superficial e alta. Se estivermos descontraídos, já vai ser pausada e através do abdómen — que é o ideal.

De acordo com a especialista, para cada estado emocional há um ritmo respiratório diferente e o humor pode provocar as maiores alterações. Mais: a respiração tem a capacidade de mudar a forma como nos sentimos ou pensamos.

“Quando estamos stressados ou ansiosos, a nossa respiração fica agitada e, consequentemente, os nossos pensamentos também. Ou seja, ficam pouco claros, dispersos e é difícil concentrar-nos”, diz à NiT Susana Vie.

Para marcar o Dia Internacional do Ioga, que se celebra a 21 de junho, e para resolver este problema, a NiT dá-lhe três técnicas de respiração que ajudam a libertar o stress. O melhor é que bastam cinco minutos para colocá-las em prática e garantir que vai estar relaxado o resto do dia.

Porém, primeiro é preciso ter a certeza de que está a respirar corretamente. É simples: tem de respirar pelas narinas, de forma silenciosa e manter as costas direitas. “Se deixar as costas curvadas, vai caber menos ar dentro dos pulmões, por estar a comprimi-lo.”

Para tirar vantagem destas técnicas, o ideal é praticá-las com frequência para que o corpo e a mente se habituem a este estado de espírito. Mas atenção: no caso de pessoas hipertensas ou com outros problemas, deve consultar sempre um profissional.

Carregue na imagem e conheça os exercícios que deve fazer nos dias mais stressantes, de acordo com a instrutora de ioga.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT