Ginásios e outdoor

A bizarra dança que promete acabar com a barriga (e que já se tornou viral)

Não há dúvida que há intensidade neste exercício em forma de dança. Mas será eficaz?
Mais um fenómeno TikTok.

O mundo do TikTok não para de crescer e tem sido pródigo em novidades. Em alguns casos já chamaram a atenção de especialistas, como a moda de congelar mel. Noutros deu-nos a conhecer imprevistas figuras novas no mundo fit, como uma certa dupla de pai e filho.

Há, também, casos em que o novo fenómeno vai associado a uma figura em particular. É o que está a acontecer com um movimento de dança que este verão explodiu no TikTok, apresentado como um super exercício para tonificar abdominais.

A origem deste novo fenómeno é a conta de TikTok @janny14906, uma conta que já tem mais de 4,6 milhões de seguidores. Janny, de quem pouco se sabe, tornou-seviu os seus números de seguidores dispararem este verão.

É bem possível que quem usa o TikTok já se tenha deparado com a sugestão da plataforma. Com um ar compenetrado, lá surge ela no vídeo a mostrar um movimento específico. Não é fácil de descrever mas vamos tentar.

Vemo-la a contrair o estômago e, com um movimento de anca, é como se lançasse a barriga para a frente e para trás, tudo isto a acompanhar música, uma respiração específica e com bem audíveis gemidos a acompanhar. Talvez o mais fácil seja ver como funciona.

@janny14906

Follow the rhythm of my voice to lose weight.

♬ original sound – user1468626853971

Eis o que Janny promete: basta cinco minutos disto, todos os dias, para se começarem a notar diferenças. Multiplicam-se os vídeos e comentários a falar de perda de peso e de abdominais mais tonificados.

Um exercício por si só, como coisa isolada, dificilmente chamaria a atenção de especialistas. Mas há aqui algo mais. Na verdade, mesmo este exercício dificilmente pode cumprir o que promete.

A ciência explica-nos cada vez mais que, quando se trata de perder peso, uma vida ativa não chega. A chave está sempre na relação entre as calorias que consumimos e aquelas que gastamos.

A mesma conta de TikTok, no entanto, tem mais que se lhe diga. Está carregada de vídeos de “antes e depois” de pessoas que supostamente operaram mudanças milagrosas seguindo conselhos da Janny. E tudo isto acompanhado de vídeos em que faz sempre referência ao mesmo café. A conta no TikTok, aliás, reencaminha para um café instantâneo supostamente “milagroso” que ajuda a perder peso.

Citado pela “Shape”, “depois de ter passado a parte do humor dos movimentos dessa conta no TikTok, fiquei surpreendido com a quantidade de pessoas que assistiam, e provavelmente acreditavam, o que é assustador. Posso rir-me porque sei separar factos médicos de ficção, mas muitas pessoas podem não estar equipadas para tal e acabam por acreditar.”

Há vídeos onde Janny, que se apresenta como instrutora fitness embora ainda não se perceba sequer onde (nem se é), assegura que o tal exercício de dança pode “reparar o abdómen”. Visto como uma forma de promoção entre mulheres na fase pós-parto, especialistas têm alertado para o facto de haver indicações e exercícios mais educados (e estudados) para esta fase.

O exercício por si só até poderia não ser grande assunto. Mas o TikTok tem-se tornado uma força muito própria a promover conteúdos. No mundo do fitness, isso nem sempre são boas notícias.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT